Prefeitura promove ação conjunta para limpeza dos rios no Alto da Boa Vista – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

As equipes do programa Guardiões dos Rios vão fazer a limpeza com a escovação das pedras – Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Clima e da Subprefeitura da Grande Tijuca, com a parceria de outros órgãos municipais como Comlurb e Secretaria Municipal de Saúde, realizam neste sábado (21/10), um Dia D no Alto da Boa Vista, na Zona Norte da cidade. O objetivo é combater a proliferação de mosquitos na região.

As equipes do programa Guardiões dos Rios vão fazer a limpeza com a escovação das pedras, onde há a maior concentração dos borrachudos. Os trabalhos estão previstos para ocorrer das 9h às 14h.

– O programa Guardiões dos Rios é uma alternativa eficaz para tratar os canais que cortam a cidade do Rio de Janeiro. Ao todo, temos 267 rios dentro do município que precisam de intervenção humana para o desassoreamento, remoção dos rejeitos e resíduos sólidos. Mas o programa vai além e promove também educação ambiental nas localidades próximas aos leitos dos rios – explicou a secretária Municipal de Meio Ambiente e Clima, Tainá de Paula.

A Comlurb atuará com a remoção de resíduos, além do corte de vegetação dos rios Gávea Pequena e Cachoeira. Já a equipe da Secretaria Municipal de Saúde fará uma busca de possíveis focos de dengue na região.

– Essa é uma grande ação integrada nos rios Cachoeira e Gávea Pequena para combatermos esses mosquitos, mas de forma correta, sem agredir o meio ambiente. Os moradores das comunidades Mata Machado, Tijuaçu, Maracaí e Furnas serão beneficiados com esse trabalho tão importante no Alto da Boa Vista – destacou o subprefeito da Grande Tijuca, Felipe Quintans.

Sobre o Programa Guardiões dos Rios

O programa Guardiões dos Rios possui, ao todo, 141 frentes, sendo 60 bairros atendidos, abrangendo todas as áreas de planejamento (AP) do município do Rio de Janeiro. São aproximadamente 150 km de extensão atendidos pelo programa, que conta com seis pessoas em cada equipe de trabalho.

Categoria:

  • 21 de outubro de 2023
  • Marcações: Ação conjunta Alto da Boa Vista Dia D limpeza de rios meio ambiente Prefeitura do Rio Subprefeitura da Grande Tijuca

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *