Prefeitura de Cuiab | Coral dos servidores da Secretaria de Educao participa pela segunda vez do 23 Festival Paraibano de Coros

Com repertório da cultura cuiabana, brasileira e internacional, o Coral Educanto, formado por servidores da Secretaria Municipal de Educação, participará entre os dias 07 e 12 de novembro, em João Pessoa, na Paraíba, do 23º Festival Paraibano de Coros.

Com 28 vozes, regente e músicos, o coral fará três apresentações, uma delas, no dia 9/11, às 19h, no palco principal do festival.

“Para nós é importante a participação em um evento como este e uma oportunidade de mantermos contato com a cultura de outros coros do Brasil, o que só enriquece a carreira na música, muito embora amadora, de todos os integrantes que irão representar Cuiabá e o estado no evento”, disse a regente.  

O coral apresentará um repertório com texturas musicais diversas, composto por música popular brasileira, rock brasileiro dos anos 2000, música estrangeira e, fechando a apresentação, uma composição da cultura regional, o Lambadão da baixada cuiabana, com as canções Good News – Tradicional Nigro Spiritual; Resposta – Samuel Rosa; Estrela, Estrela – Vitor Ramil e Ei Amigo – Lambadão – Chico Gil.

Coral

O Coral Educanto é um projeto da Coordenadoria de Saúde do Trabalhador, que tem como foco a terapia por meio da música. No total é formado por 40 servidores lotados nas unidades educacionais da rede e os que atuam na sede da Secretaria Municipal de Educação, principalmente os que estão em readaptação de função, em tratamento médico, acompanhamento psicossocial ou acometidos por doenças funcionais, que se reúnem nos encontros musicais.

Em atividade desde o ano de 2016 tem como objetivos proporcionar melhor qualidade de vida e saúde mental no ambiente de trabalho e oportunizar vivência artístico-cultural por meio da prática coral, representando a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá em eventos socioculturais.

Desde o início de suas atividades tem realizado apresentações em eventos promovidos pela Secretaria Municipal de Educação e demais órgãos da prefeitura de Cuiabá e outras instituições, como Hospital Universitário Júlio Muller e  Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Após um período de afastamento social, por conta da pandemia da COVID-19, o coral retomou as atividades presenciais em 2022, realizando apresentações musicais em eventos internos e externos. A última apresentação  aconteceu no dia 13 de setembro, em evento promovido pela Federação das Associações dos Pais e Amigos dos Excepcionais – FEAPAES/MT.

Festival

O FEPAC 2023 é uma realização do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Fundação Espaço Cultural, em conjunto com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e acontecerá na  Sala de Concertos Maestro José Siqueira .

O evento vai receber aproximadamente 60 coros oriundos de nove estados. Este ano o festival vai homenagear o maestro Tom K, falecido recentemente e que dirigiu por mais de 15 anos o Coral Universitário Gazzi de Sá, da UFPB.

Programação do Festival

A programação do Festival é composta por apresentação no palco principal, no período noturno e por apresentações paralelas, que acontecerão nas empresas parceiras e instituições patrocinadoras durante o dia.

Apresentações

Dia 08/11 – Empresa parceira do evento no período matutino.

Dia 09/11 – No palco principal do Festival às 19:00.

Dia 10/11 – Empresa parceira do evento no período vespertino.

Link do Festival com a programação atualizada se encontra no site:

www.festivalparaibanodecoros.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *