Fundect leva jovens cientistas de todo Estado para maior evento científico do MS – Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

Mais de 400 alunos e professores de escolas públicas com pesquisas apoiadas pela Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) participam da FETEC-MS (Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul), realizada pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em Campo Grande, entre os dias 23 e 25 de outubro. 

Estão sendo apresentados 100 trabalhos de 134 bolsistas da Capital e 304 do interior que tiveram projetos selecionados no edital do PICTEC 2022, o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica de MS, criado pela Fundect há três anos.

A Fundação garantiu que todos os bolsistas do programa participassem do maior evento científico de Mato Grosso do Sul. Para isso viabilizou as despesas de transporte rodoviário, estadia e alimentação dos estudantes de Aquidauana, Miranda, Coxim, Ivinhema, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Três Lagoas, Ponta Porã, Itaquiraí, Paranaíba e Corumbá.

Durante a abertura, realizada nesta segunda-feira, 23, o reitor da UFMS, Marcelo Turine, deu as boas-vindas aos estudantes e agradeceu aos parceiros, incluindo a Fundect, pelo apoio para a realização da Feira. Representando a Fundect, o diretor-presidente, Márcio Pereira, discursou agradecendo a presença dos estudantes apoiados pela Fundação. 

“Os bolsistas do PICTEC são a força do Estado. Criamos esse programa há três anos e este ano chegamos a mil beneficiados. São bolsas que transformam vidas. Não tem país que cresceu sem investir em ensino, ciência e tecnologia. Nós acreditamos em vocês. Vocês estão aqui e têm a chance de mudar o país e o mundo para melhor”, afirmou Márcio Pereira.  

Diretor-presidente da Fundect, Márcio Pereira

O PICTEC concede bolsas de R$ 400 para estudantes do ensino médio e de R$ 800 para professores-orientadores de escolas públicas das redes municipal, estadual e federal, por um período de 12 meses, para que eles desenvolvam projetos científicos. O objetivo é ampliar os horizontes dos alunos, melhorar o desempenho escolar e despertar a criatividade e o gosto pela pesquisa, ciência e tecnologia.  

A participação dos estudantes na FETEC-MS é o grande final deste processo. Ali eles terão a oportunidade de apresentar o resultado dos projetos aos visitantes da feira e avaliadores. Ao final do evento haverá premiação especial para os melhores trabalhos na categoria PICTEC.

FETEC-MS – A Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul tem sido realizada pela UFMS, desde 2011, com objetivo de incentivar a iniciação científica e tecnológica.  Este ano será realizada entre os dias 23 a 25/10/2023 na UFMS em Campo Grande/MS, dentro do Integra UFMS, o maior evento científico de Mato Grosso do Sul. No total, 250 projetos de Iniciação Científica serão apresentados nesta XIII FETECMS por cerca de mil alunos e professores.

Programação

23/10 (SEG) – 9h30 às 11h30 – Abertura OFICIAL da XIll FETECMS e Integra UFMS

local: Teatro Glauce Rocha UFMS

 

23/10 (SEG)- 13h30 às 18h30 – Apresentação e AVALIAÇÃO de projetos da FETECMS 

local: Ginásio Moreninho UFMS

 

24/10 (TER) – 07h30 às 11h30 – 13h30 às 18h30 – Apresentação e AVALIAÇÃO de projetos da FETECMS. 

local: Ginásio Moreninho UFMS

 

25/10 (QUA) – 07h30 às 11h30 – Apresentação e AVALIAÇÃO de projetos da FETECMS. 

local: Ginásio Moreninho UFMS

 

17h30 às 20h30 – Cerimônia de Premiação e Encerramento.

 

Texto: Maristela Cantadori, Fundect
Fotos: Leandro Benites e Adriano Boeno

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *