Agência Minas Gerais | Vice-governador participa da comemoração pelos 60 anos do Conselho Estadual de Educação

O vice-governador Professor Mateus participou, nesta segunda-feira (23/10), da solenidade de comemoração pelos 60 anos do Conselho Estadual de Educação (CEE-MG). Na ocasião, o vice-governador enalteceu a profissão dos professores, destacando que o profissional renuncia a parte da própria vida para se dedicar e fazer o bem aos alunos. 

“São poucas as profissões que dão a alegria de permitir comemorar o resultado positivo da sua ação sobre a vida do outro. A Educação permite isso. E é por isso que eu tenho muito orgulho da minha atividade”, ressaltou. 

Também presente na solenidade, o secretário de Estado de Educação (SEE/MG), Igor de Alvarenga, reforçou as palavras de Professor Mateus para exaltar os profissionais da Educação.

“A gente pode ser herói em algumas situações, mas ser herói em atividades profissionais cotidianas cabe à Educação, com a qual precisamos estar sempre alinhados e trabalharmos juntos”, ressaltou o secretário.

Onde tem gestão, tem realização

Nos últimos quatro anos, o Governo de Minas Gerais realizou investimentos recordes na área: o valor passou de R$ 11 bilhões (2018) para R$ 19 bilhões (2022). Foram executadas, por exemplo, ações voltadas à melhoria do ensino, obras de infraestrutura nas escolas estaduais, compra de equipamentos e melhoria da merenda. Foi também nesta gestão que os jovens estudantes puderam acessar o maior programa de formação profissional já desenvolvido pelo Estado, o Trilhas de Futuro, que oferece cursos técnicos gratuitos em áreas mapeadas conforme as demandas regionais e o potencial de empregabilidade e geração de renda.

“O mineiro, hoje, pode ter orgulho da Educação de Minas”, salientou Igor de Alvarenga. 

O evento pelos 60 anos do CEE-MG ainda contou com a participação do presidente do conselho, Felipe Braga, da presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Galdina Arrais, da presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime), Ednamar Assunção, entre outras autoridades. 

Homenagens

A noite também foi de honrarias para pessoas com histórias relevantes para a educação em Minas Gerais. Nesta edição, cinco pessoas foram agraciadas com a entrega de medalhas e diploma de honra ao méritdo do Prêmio Heley de Abreu Silva Batista.

Criada em 2022, a premiação homenageia a professora Heley, que faleceu em 2017 enquanto salvava crianças de um incêndio criminoso na Creche Gente Inocente, em Janaúba, no Norte de Minas. 

“Acho importante que a homenagem leve o nome dela para que a gente não se esqueça de atos como esses, de heroísmo singular”, destacou o vice-governador. 

Foram agraciados em 2023: Maria do Carmo Menicucci de Oliveira, profissional com experiência em educação especial; Josiane Félix dos Santos, especialista em educação básica na SRE Metropolitana A; Carlos Roberto Jamil Cury, professor emérito da Faculdade de Educação da UFMG; Jussara Maria de Carvalho Guimarães, ex-vice-presidente do CEE-MG e professora aposentada; e Suely Duque Rodarte, diretora executiva da Undime-MG.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *