Instituto Cândida Vargas realiza atividade educativa da campanha Outubro Rosa

  O Instituto Cândida Vargas (ICV), que faz parte da rede hospitalar da Prefeitura de João Pessoa, realizou, na tarde desta segunda-feira (23), uma atividade em alusão ao Outubro Rosa para as usuárias que estavam em atendimento no ambulatório. A ação ressaltou a importância da prevenção do câncer de mama e o diagnóstico precoce.  

O diferencial foi a participação de uma facilitadora de libras, que ampliou a comunicação com as usuárias. “Essa ação é de suma importância, pois usamos Libras para que as pacientes surdas compreendessem as informações passadas pela equipe. Dessa forma, foi possível ampliar a informação da prevenção ao câncer de mama às usuárias surdas”, pontuou a facilitadora de Libras, Rosângela Lima.  

A diretora multiprofissional do ICV, Ana Giovana, informou que o instituto tem essa preocupação em oferecer informações para as pacientes e com isso fortalecer a campanha Outubro Rosa. “Esse momento foi tão importante, pois por meio das informações da enfermeira e testemunhos de usuárias que foram curadas do câncer, as usuárias tiveram a possibilidade de entender melhor sobre o tratamento”, contou.  

A coordenadora do Serviço Social, Liane Guerra, destacou a importância da ação para o compartilhamento de informações e o fortalecimento da campanha. “Esperamos com essa ação disseminar informações sobre a prevenção da doença, dos locais onde estão sendo realizados os exames e, assim, contribuir para a redução da mortalidade dessas mulheres”, disse.  

Campanha – A campanha Outubro Rosa tem o objetivo de contribuir para a redução da mortalidade e promoção da qualidade de vida das pessoas acometidas pela neoplasia, em especial as mulheres, que representam 99% dos casos diagnosticados.  

O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa o primeiro lugar, segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *