Programa ambiental recolhe quase 2 mil litros de óleo de cozinha para descarte adequado – Prefeitura Municipal de Bonito

Segunda-feira (23) foi o dia de encerramento do Concurso de “Olho no Óleo”, ação complementar do Programa de Educação Ambiental realizado em parceria com o Grupo Praia Parque, Estrela do Formoso e com o apoio da SANESUL. No total, as escolas recolheram 1.763,6 litros de óleo de cozinha. O objetivo do concurso é o trabalho coletivo e, consequentemente, a reflexão sobre a quantidade de óleo que utilizamos no dia a dia e que, por sua vez, quase sempre é descartado incorretamente.

Neste sentido, as três primeiras turmas que mais arrecadassem óleo seriam as contempladas com um Day-use na Praia da Figueira, no Balneário Estrela do Formoso e um passeio na Gruta do Lago Azul. Sendo assim, os resultados seguem abaixo:

1° lugar: 5º ano “A” – Escola Municipal João Alves de Arruda com 500,8 litros (Praia da Figueira)

2° lugar: 5º ano – Escola Municipal Rural Prof. Francisco A. C. Ferreira com 329 litros (Estrela do Formoso)

3° lugar: 5º ano – Escola Municipal Profa. Izaura Pinto Guimarães com 207 litros (Gruta do Lago Azul)

4º lugar: 5º ano – Escola Municipal João Alves da Nóbrega com 199,8 litros

5º lugar: 7º ano – Escola Municipal Rural Prof. Francisco A. C. Ferreira com 176 litros

6º lugar: 6º ano – Escola Municipal Profa. Durvalina Dornelles Teixeira com 146 litros

7º lugar: 6º ano – Escola Municipal Rural Prof. Francisco A. C. Ferreira com 105 litros

8º lugar: 5º ano “B” – Escola Municipal João Alves de Arruda com 100 litros

“Gostaríamos de agradecer os envolvidos na coleta, tanto os servidores das escolas que mobilizaram os alunos, quanto os alunos que, por sua vez, mobilizaram suas famílias. A consciência sobre o descarte incorreto deste material começa em casa! Foram quase 1.800 litros de óleo usado que poderiam, eventualmente, ir parar no encanamento da cidade prejudicando assim o trabalho com o tratamento das nossas águas”, destaca a secretária de Meio Ambiente, Ana Trevelin.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa que todas as turmas ganhadoras serão premiadas na Cerimônia de Encerramento do Programa de Educação Ambiental do ano de 2023, prevista para acontecer no final do ano letivo. Na ocasião também serão premiados aqueles que ganharem o Concurso de Desenhos que ilustrará o Calendário de Bonito de 2024. O resultado do Concurso de Desenhos será divulgado na próxima semana, após a seletiva final.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *