São José recebe títulos de Cidade Inteligente, Sustentável e Resiliente

José Roberto Amaral


Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Em um evento que valorizou o trabalho dos servidores públicos e a sociedade civil no desenvolvimento da cidade, São José dos Campos recebeu nesta quarta-feira (24) a recertificação como Cidade Inteligente, Sustentável e Resiliente, de acordo com três normas internacionais ISO (International Organization for Standardization).

Os certificados foram entregues pelo presidente da da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), Mário William Esper, durante o evento realizado no Parque de Inovação Tecnológica.

O público de cerca de 800 pessoas foi formado por servidores municipais, alunos da escola municipal Rosa Tomita, do Jardim São José 2, alunos do Cephas, representantes de várias entidades representativas da sociedade civil e autoridades.

O presidente da ABNT, Mario William Esper, destacou o esforço feito por São José para obter a recertificação.

“Para a ABNT é uma honra muito grande ter participado desse processo. É um orgulho para todos nós e para o Brasil alcançar esse nível de certificação. São José é a única cidade brasileira a ser certificada em três normas pela ABNT e uma das únicas do mundo”, afirmou ele.

A primeira certificação de São José dos Campos havia sido emitida em 16 de março de 2022, quando se tornou a primeira cidade do Brasil a obter os títulos. A validade pode ser prorrogada anualmente caso seja cumprido satisfatoriamente o processo de avaliação anual chamado manutenção da certificação.

Entre os indicadores que levaram São José dos Campos a reconquistar os títulos estão práticas inovadoras de gestão pública. Entre eles, o CSI (Centro de Segurança e Inteligência), considerado o melhor projeto de segurança do país.

A Linha Verde, corredor sustentável com a utilização de ônibus 100% elétricos, também teve avaliação de destaque.

Também foram reconhecidas com nível de excelência o sistema de coleta de resíduos, coleta e tratamento de esgoto, cobertura de 100% da área urbana e rural com lâmpadas de LED, sistema de estacionamento rotativo, semáforos inteligentes, serviço de monitoramento por satélite e análise e detecção de mudanças no território, entre outras iniciativas.

Servidores municipais

O procurador municipal, Ronaldo Andrade, representou os servidores ao falar sobre o processo de desenvolvimento da cidade para alcançar níveis de excelência na prestação de serviços.

“Estamos investindo em inovação e também investindo na capacitação dos servidores. É um privilégio estar aqui há mais de 20 anos e, como servidor, auxiliando e produzindo inovação”, afirmou.

No processo de análise de 276 indicadores que compõem as três normas ABNT NBR ISO (37120, 37122 e 37123), São José conseguiu ainda melhorar sua avaliação em relação aos parâmetros de Cidade Resiliente (norma ISO 37123), passando do padrão ouro para platina, o mais alto nível da certificação.

O município também recebeu a certificação máxima em práticas sustentáveis (norma NBR ISO 37120) e nível ouro em indicadores relacionados à Cidade Inteligente – norma NBR ISO 37122.

As três normas internacionais ISO são regulamentadas pelo World Council on City Data, instituição ligada à ONU (Organização das Nações Unidas) e estão diretamente relacionadas aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas e governos no Brasil e no mundo.

Sobre a ABNT

Para estabelecer um padrão para aplicação das normas e, consequentemente, a certificação para as cidades brasileiras, a ABNT fez a adoção e a validação dos indicadores em parceria com o Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos.

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais.

É responsável pela elaboração das NBR (Normas Brasileiras), destinadas aos mais diversos setores. 

Desde 1950, atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. Possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros.

A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *