SP regulariza transporte de cana em composição de veículos de até 91 toneladas





Portaria atende a regulamentação tratada pelo CONTRAN; medida gera ganhos de eficiência e competitividade ao setor



O Governo de São Paulo, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), publicou nesta terça-feira (24) portaria que regulariza a emissão de autorizações especiais de trânsito (AET) para o transporte de cana-de-açúcar em composições veiculares de carga de até 91 toneladas.

A medida representa um importante avanço para a atividade sucroaalcoleira em solo paulista, otimizando o transporte do produto e dando ganho de competitividade e eficiência ao setor.

“Notícia muito importante para o setor sucroenergético do Estado de São Paulo. Uma determinação do governador Tarcísio de Freitas que o corpo técnico do DER atendeu com excelência. Vai gerar emprego, diminuir custo, aumentar a eficiência e aquecer a economia do estado”, afirmou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai.

A portaria atende a uma regulamentação federal, tratada em Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Para colocar em prática a medida, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento vai promover uma capacitação para usinas e produtores, em parceria com o DER e a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica).

Além da otimização do transporte da cana-de-açúcar, a regulamentação do transporte do insumo em comboios de até 91 toneladas atende aos mais rígidos critérios de segurança veicular, estrutural e de tráfego.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *