Prefeitura de João Pessoa investe em política de valorização profissional, reajustes e convocação de aprovados em concurso

Dia 28 de outubro é sempre um dia especial na Prefeitura de João Pessoa por ser o Dia do Servidor Público. E após uma semana com uma programação no Centro Administrativo Municipal (CAM) voltada para eles e do pagamento antecipado do salário de outubro em um único dia, realizado nessa sexta-feira (27), os profissionais que fazem o dia a dia da gestão municipal têm muitas conquistas também a comemorar.  

A atual gestão implementou uma política de valorização profissional com reajustes salariais para diversas categorias, contratação de 1.437 servidores aprovados em concurso e melhorias no exercício de suas funções que garantem mais agilidade, praticidade e segurança no trabalho diário.  

De acordo com o secretário de Administração, Valdo Alves, na área da política de valorização dos servidores, a gestão do prefeito Cícero Lucena é marcada não só pelos reajustes concedidos, mas também pelo empenho em melhorar as condições de trabalho e criar mecanismos que facilitam a resolubilidade e a prática de cada uma das funções, como é o caso do ‘Programa Prefeitura Conectada’ e do aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’.  

“Sob o comando do prefeito Cícero Lucena, nós estamos dia após dia, buscando modernizar a gestão e torná-la mais eficiente e sustentável, não apenas pensando no cidadão, nos pessoenses que precisam dos nossos serviços, mas também nos nossos servidores”, afirmou.  

Em relação a reajustes salariais, a atual gestão já garantiu, por exemplo, em 2022, o aumento linear real de 16% no salário dos servidores da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa, um reajuste que representou o maior índice no Brasil e o primeiro desde a criação da categoria na Capital. No mesmo ano, os trabalhadores da Saúde tiveram o maior reajuste concedido na história: 33% sobre o salário base e 58% sobre os plantões. Na mesma ocasião, os servidores efetivos da Capital também receberam um reajuste linear de 10% em seus proventos. Os 1.600 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) também receberam o novo piso salarial, em um reajuste que fez o salário saltar de R$ 1.550,00 para R$ 2.424,00.  

Já em janeiro deste ano, a Guarda Civil Metropolitana teve novo reajuste, de 14,16% até 27,46%, considerando a equiparação ao salário mínimo, a evolução funcional e a gratificação por escolaridade e o Magistério recebeu um aumento de 15% no piso dos professores efetivos e aposentados da Rede Municipal, fazendo a base salarial da categoria em João Pessoa a maior do Norte-Nordeste.  

“Com o equilíbrio fiscal conquistado na atual gestão, temos conseguido conceder reajustes salariais importantes para valorizar as categorias e garantir melhores condições para nossos servidores”, disse Valdo Alves.  

Além de reajustes, a atual gestão tem garantido o pagamento dos salários sempre dentro do mês trabalhado e pagamentos do 13º com antecipação da primeira parcela no mês de junho.  

Para servidores veteranos, que circulam pelas dependências do Centro Administrativo Municipal (CAM) e demais secretárias há anos, ver este empenho na valorização dos profissionais é muito gratificante. A servidora Edvânia Monteiro atua no momento na Central de Telefonia Geral do CAM, mas desde 1985 quando ingressou nos quadros da Prefeitura, já passou por muitos setores. “Já trabalhei em muitas secretarias nestes 38 anos, sempre buscando dar o meu melhor e aprendendo muito em cada setor por onde estive. Trabalhar na Prefeitura e ver o reconhecimento do nosso trabalho é muito bom”, disse.  

Quem também pode conferir na prática o reconhecimento da gestão pelos profissionais e a importância da qualificação é Daiane Kelly Lins, de 24 anos. Enquanto Edvânia está completando 38 anos de trabalho na Prefeitura, Daiana foi recentemente convocada pelo concurso para a área de assistente administrativo e faz parte da última turma a ingressar na Prefeitura. “Comecei a trabalhar no dia 9 de outubro na Divisão de Cadastro da Sead, após ter sido chamada para tomar posse. Buscava esta segurança de ser efetiva para poder dar continuidade aos meus estudos e me formar em psicologia. Estou adorando o trabalho e minha equipe e também vou dar o meu melhor e toda a minha dedicação”, disse.  

Desde janeiro de 2021, a Prefeitura realizou concurso para cargos na área da saúde, assistente administrativo, engenheiro e arquiteto. Com 601 vagas previstas em edital, a atual gestão mais do que dobrou as contratações de profissionais aprovados nos concursos, chegando a 1.437, chamando ainda novos servidores de outros concursos realizados em anos anteriores. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *