São José terá estações meteorológicas em áreas de risco

Celso Gomes


Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Defesa Civil de São José dos Campos vai contar com um sistema pioneiro de monitoramento das áreas de risco do município.

Por meio da contração de uma empresa para fornecimento de serviços de tecnologia e monitoramento hidrológico, serão instaladas 35 estações meteorológicas em diversas localidades incluindo os distritos de São Francisco Xavier e Eugênio de Melo, capazes de monitorar em tempo real a quantidade de chuva que atingiu aquele local.

Estes equipamentos terão sistema de captação de chuva (pluviômetros), alimentação de energia solar e serão conectados diretamente com o CSI (Centro de Segurança e Tecnologia).

O sistema ainda terá uma rede de comunicação, incluindo o uso de sirenes para alertar a população daquela região onde está instalada, além de mensagens de alerta por SMS às pessoas.

Outra ferramenta importante para a Defesa Civil será a implantação de um software para o gerenciamento de risco, ações de prevenção e relatórios digitais.

A empresa vencedora do contrato tem 90 dias para fazer a instalação das estações e colocar em operação o sistema. Toda manutenção e substituição de equipamentos também será de responsabilidade da empresa.

Treinamento

Com a instalação das estações e das sirenes nas áreas de risco, a Defesa Civil também vai realizar reuniões com as comunidades para orientar e treinar as pessoas sobre as ações que devem ser tomadas ao ouvir o alarme da sirene.

A partir disso, com o apoio e o engajamento da população, a Defesa Civil pretende criar novos Nupdecs (Núcleo de Proteção e Defesa Civil) na cidade. Atualmente São José dos Campos possui 3 núcleos: Vista Verde (região leste), Jardim Limoeiro (zona oeste) e São Francisco Xavier (região norte).

Este sistema subsidia a tomada de decisão e as futuras ações da Prefeitura, priorizando os locais em que houver maior risco para a segurança da população.

Estação conta com sistema de captação de chuva (pluviômetros), alimentação de energia solar e será conectada diretamente com o CSI


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Proteção ao Cidadão

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *