Saúde abre grupo de tabagismo para apoio a pessoas que desejam parar de fumar – Prefeitura Municipal de Bonito

A Secretaria de Saúde de Bonito, com base nas diretrizes do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde, vai iniciar, na próxima segunda-feira (30) um grupo de tabagismo para apoio as pessoas que desejam parar de fumar. O tratamento consiste em reuniões e palestrar sobre o tema, bem como o uso de medicamentos após avaliação e indicação médica.

Segundo a responsável pela aplicação do programa em Bonito, enfermeira Emanuele Campos do Nascimento Mendes, explica que a primeira reunião do grupo será nesta segunda-feira (30), a partir das 19 horas, no ESF Centro, localizado na Rua 15 de Novembro, n° 675, no antigo Espaço Madeiral.

“Para participar, o primeiro passo e mais importante, é que a pessoa tenha vontade de parar de fumar, tem que ser uma decisão pessoal, porque vai exigir um envolvimento, um comprometimento dela em participar das reuniões e fazer o uso adequado dos medicamentos indicados pelo médico”, detalha.

Os interessados no programa precisam procurar uma unidade de Saúde ou um agente de Saúde e informar que desejam entrar no grupo. A partir daí, a pessoa será encaminhado para um médico da rede e passará por uma consulta na qual o médico vai avaliar o grau de dependência dessa pessoa, bem como a saúde no geral, para então solicitar a medicação.

Os medicamentos disponibilizados pelo Ministério da Saúde para o tratamento do tabagismo na rede do SUS são os seguintes: terapia de reposição de nicotina (adesivo transdérmico e goma de mascar) e o cloridrato de bupropiona.

“Mas para que a pessoa receba esse medicamento, ela precisa estar no grupo, participando ativamente das reuniões, pois é necessário apresentação de relatórios ao SUS sobre cada paciente. Eu convido a todos para participarem da primeira reunião, na qual vamos detalhar todo o processo certinho”, finalizou.

As reuniões serão semanais no primeiro mês, passando para quinzenais no segundo mês e a partir do terceiro mês, serão somente uma vez a cada 30 dias.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *