Prefeitura atende 1.413 pessoas na comunidade Boca do Mato, no Complexo do Lins, com o programa Favela com Dignidade – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Moradores do Lins recebem o programa Favela com Dignidade – Divulgação

A Prefeitura do Rio levou o programa Favela com Dignidade à comunidade Boca do Mato, no Complexo do Lins, neste sábado (28/10), e atendeu 1.413 pessoas. Diversas secretarias e órgãos municipais participaram da ação conjunta, promovida pela Secretaria de Ação Comunitária. Foram oferecidos serviços como inscrições no Minha Casa,  Minha Vida, feitas pela Secretaria Municipal de Habitação. Além disso, houve encaminhamento para acesso gratuito à documentação civil, à carteira de trabalho, a atendimento social e a orientação sobre atualização e inclusão no Cadastro Único. O público também foi informado sobre serviços ofertados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e sobre o passe interestadual para gratuidade em viagens de ônibus para outros estados a pessoas acima de 60 anos.

A equipe da Saúde vacinou contra covid-19 (dose bivalente) e influenza, realizou exame preventivo ginecológico em mulheres a partir de 25 anos e fez encaminhamento para mamografia de rastreamento para mulheres a partir de 50 anos. A secretaria de Saúde também orientou sobre planejamento familiar, saúde da mulher e infecções sexualmente transmissíveis. Houve distribuição de preservativos e informações sobre o combate a doenças como dengue, chikungunya e zika, além de atendimento com auriculoterapia e orientações sobre a importância da prática de atividade física com profissionais da Academia Carioca.

Foram oferecidos ainda serviços do Procon Carioca, agendamento para castração de cães e gatos, orientação sobre vagas em escolas e no PEJA (Projeto de Educação de Jovens e Adultos), informação sobre matrícula em creche e nos ensinos fundamentais I e II e busca ativa de alunos que não estão frequentando a escola. Pessoas com deficiência e seus parentes também receberam orientações. As crianças se divertiram com contação de histórias, promovida pela Secretaria de Educação.

A Secretaria de Transportes deu dicas sobre os meios de transporte na região e orientações sobre cadastramento no Moto.Rio, emissão de cartão de estacionamento para idoso, cartão de identificação de veículo de pessoa com deficiência, recursos de multas de trânsito e sobre o “Jaé”, novo sistema de bilhetagem eletrônica do município do Rio.

A Fundação Leão XIII, em parceria com o Detran, concedeu isenção para a segunda via da carteira de identidade. A Fundação também ofereceu isenção para a segunda via de certidões de óbito, nascimento, divórcio e casamento, incluindo habilitação para casamento comunitário.

A prefeitura promove ainda intervenções para a melhoria da qualidade de vida na região, como pavimentação na principal via, que também recebeu quebra-molas e sinalização, além de postes de luz. Estão previstas para a área vistorias nas encostas. Os serviços estão a cargo da Secretaria de Conservação e de Rioluz, Comlurb, Rio-Águas, Geo-Rio e CET- Rio.

O Favela com Dignidade tem o objetivo de garantir e facilitar o acesso aos serviços públicos à população que vive em comunidades com menores Índices de Desenvolvimento Social, proporcionando melhores condições de vida aos moradores dessas localidades. Implantado em 2021, o programa já promoveu 22 ações comunitárias conjuntas, levando serviços a 28,9 mil pessoas diretamente.

Marcações: Ação Comunitária boca do mato Favela com Dignidade lins Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro Zona Norte

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *