Prefeitura de Cuiab | Limpurb realizou mais de 50 mil aes de melhorias na iluminao pblica de janeiro a setembro de 2023

A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) já realizou, neste ano, 50.691 procedimentos de melhorias na iluminação pública da cidade. O número é referente ao período de janeiro a setembro e abrange as atividades de manutenção no sistema e implantação de novos equipamentos.

De acordo com o balanço feito pela Limpurb, no quesito manutenção, por exemplo, foram 46.105 atendimentos realizados. Essa etapa é composta pelas substituições de lâmpadas, braços, transformadores, postes, bocais, cabeamentos e dispositivos de controle automático (relé fotocélula) danificados.

Na parte de implantação, que consiste na colocação de novos equipamentos em locais que ainda não possuem o sistema, foram efetuados 4.586 procedimentos. Segundo o diretor-geral da empresa pública, Júnior Leite, o levantamento demonstra ainda um crescimento contínuo na prestação dos serviços, alcançando um maior número de bairros a cada mês.

“Em janeiro, por exemplo, realizamos 4.078 procedimentos, somando manutenção e implantação. Já em setembro, esse número saltou para 7.583. Ou seja, um aumento de 85% em poucos meses. É um trabalho planejado pela gestão Emanuel Pinheiro, que tem o intuito de levar mais qualidade de vida à população”, explica Júnior Leite.

Além dos números (65) 3645-5511/5522, a população também pode solicitar serviços relacionados à iluminação pública pelo aplicativo Cidade Limpa, disponível para download nos celulares com sistema operacional Android ou IOS.

MODERNIZAÇÃO

A Prefeitura de Cuiabá está promovendo uma completa transformação no sistema de iluminação pública. Segundo dados da Limpurb, de 2022 para 2023, a quantidade de lâmpadas de LED em funcionamento na cidade saltou de 9,5 mil para 19 mil, o que representa um aumento de 100%.

Ainda segundo o levantamento, este número representa 20% do parque de iluminação pública da Capital, composto por cerca de 95 mil lâmpadas. O avanço é resultado de um trabalho contínuo que vem sendo realizado pelo Município, com o intuito de modernizar a estrutura em todas as regiões.

Seguindo esse planejamento, a Limpurb deixou de utilizar as chamadas lâmpadas amarelas em suas ações de manutenção. Dessa forma, desde 2022, nos locais onde ainda não foi possível instalar as LED, as luminárias queimadas são substituídas por lâmpadas de vapor metálico, que produz uma claridade branca.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *