Mobilidade sustentável é tema de roda de conversa com alunos

Beatriz Rosa


Secretaria de Mobilidade Urbana

Uma roda de conversa entre a equipe do Educamob e um grupo de alunos do 7º ano da Emefi (Escola Municipal de Ensino Fundamental Integral) Professora Sebastiana Cobra, no bairro Jardim das Indústrias, na região oeste de São José dos Campos, debateu a sustentabilidade ambiental da Linha Verde, corredor por onde circulam os VLPs (Veículos Leves sobre Pneus) 100% sustentáveis e que liga a região sul ao centro da cidade. 

A roda de conversa, realizada na escola, faz parte das ações desenvolvidas pela professora de Ciências Karina Galvão Baruel, em alusão aos 17 ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas) para trabalhar a conscientização dos alunos sobre práticas sustentáveis na mobilidade da cidade. São José investe em diversas ações de sustentabilidade na mobilidade Urbana.

Para o debate, os alunos escolheram o 13º objetivo da ODS: Ação contra a mudança global do clima: medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos”, tendo como foco o transporte público elétrico que circula na Linha Verde, em São José dos Campos.

VLPs

A escolha do tema pelos estudantes se deu em razão de ser um corredor sustentável por onde trafegam os VLPs 100% elétricos e que não poluem o Meio Ambiente.

Durante o bate-papo, os alunos fizeram questionamentos para entender o funcionamento do corredor e dos veículos elétricos.

Entre as perguntas, o funcionamento do sistema de abastecimento dos veículos elétricos e sua autonomia, a tecnologia envolvida e a porcentagem de redução de poluição ambiental.

Eles também perguntaram se até 2030 todos os ônibus da cidade serão elétricos, como recomenda a ONU e quais as melhorias previstas para a Linha Verde.

Por cerca de uma hora e meia, técnicos do Departamento de Trânsito e Transportes conversaram com os estudantes sobre as ações de sustentabilidade no transporte público e as medidas que a cidade de São José vem adotando na mobilidade.

Mobilidade sustentável

São José dos Campos possui uma frota de 12 VLPs. Eles circulam pela cidade desde 2019.

Os VLPs possuem 22 metros de comprimento, baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4), com autonomia de até 250 quilômetros com uma carga completa realizada em cerca de três horas, além de capacidade para 168 passageiros, além dos espaços para cadeirantes.

Entre os itens que fazem dos VLPs de São José inovadores estão o BioSafe, sistema UV-C de desinfecção do ar instalado no ar-condicionado, acabamento com aditivos antimicrobianos nas poltronas, balaústres e pega-mãos, além de entrada USB.

Com a implantação da Linha Verde, a cidade passou a ter um corredor sustentável, onde só trafegam os veículos elétricos, que não poluem. Um projeto de ampliação do corredor até a região leste da cidade já está em andamento.

Em outra frente de atuação, a Prefeitura publicou edital para substituir toda a frota do transporte público por veículos elétricos. A medida prevê uma redução de até 85% da poluição em comparação com a frota atual.

Saiba mais

Conheça os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

ODS 1 – Erradicação da pobreza: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

ODS 3 – Saúde e bem-estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

ODS 4 – Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

ODS 5 – Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

ODS 6 – Água potável e saneamento: garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.

ODS 7 – Energia limpa e acessível: garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.

ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico: promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.

ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura: construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.

ODS 10 – Redução das desigualdades: reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.

ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

ODS 12 – Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima: tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

ODS 14 – Vida na água: conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

ODS 15 – Vida terrestre: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.

ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

ODS 17 – Parcerias e meios de implementação: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Mobilidade Urbana

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *