Confira o funcionamento dos serviços estaduais no feriado de Finados

Nesta quinta-feira (02) é celebrado o feriado nacional de Finados. Com isso, alguns serviços estaduais podem ter horários de funcionamento alterados até este domingo (05).

Veja abaixo o que abre e o que fecha e programe-se:

Saúde
Durante o feriado de Finados, nesta quinta-feira (02), os hospitais estaduais mantêm o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.

O posto de doação da Pró-Sangue Clínicas funcionará na quinta-feira (02), excepcionalmente, das 8h às 16h. Na sexta-feira (03), as unidades Clínicas, Mandaqui, Osasco e Stella Maris abrirão das 8h às 16h. Já no sábado (04), os postos Clínicas e Osasco funcionarão das 8h às 16h. Para mais informações acesse: www.prosangue.sp.gov.br.

As Farmácias de Medicamentos Especializados (FME) e as unidades da Farmácia Dose Certa não funcionarão nesta quinta-feira (02). Entretanto, na sexta-feira (03), há expediente normal nas unidades abaixo:

Atendimento na sexta-feira, dia 03
Unidades – Horário de funcionamento

FME Bauru- Das 7h15 às 15h
FME Campinas- Das 07h às 17h
FME Guarulhos- Das 07h às 17h
FME Hospital de Base- Das 08h às 16h
FME Hospital João Paulo II- Das 07h às 15h
FME Maria Zélia- Das 07h às 17h
FME Mogi das Cruzes- Das 07h às 17h
FME Presidente Prudente- Das 07h às 18h
FME Sorocaba- Das 07h às 17h
FME São Bernardo do Campo- Das 07h às 13h
FME Vila Mariana- Das 07h às 19h (entrega de senhas até as 17h)
FME Votuporanga- Das 07h às 17h
Unidades – Dose Certa- Das 08h às 17h

Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), o Centro de Referência ao Idoso (CRI Norte) e o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), na Zona Leste da Capital, não funcionarão nesta quinta-feira (02).

Confira as unidades que funcionarão na sexta-feira (03) e no sábado (04):

Atendimento na sexta-feira, dia 03         
Unidades- Horário de funcionamento

AME Américo Brasiliense -Expediente normal
AME Andradina- Expediente normal
AME Amparo- Expediente normal
AME Araçatuba- Expediente normal
AME Assis- Expediente normal
AME Atibaia- Expediente normal
AME Bauru- Expediente normal
AME Botucatu- Expediente normal
AME Campinas- Expediente normal
AME Caraguatatuba- Expediente normal
AME Casa Branca- Expediente normal
AME Catanduva- Expediente normal
AME Dracena- Expediente normal
AME Fernandópolis- Expediente normal
AME Franca- Expediente normal
AME Itu- Expediente normal
AME Itapeva- Expediente normal
AME Itapevi- Expediente normal
AME Ituverava- Expediente normal
AME Jardim dos Prados- Expediente normal
AME Jundiaí- Expediente normal
AME Limeira- Expediente normal
AME Lorena- Expediente normal
AME Maria Zélia- Expediente normal
AME Mogi das Cruzes- Expediente normal
AME Mogi Guaçu- Expediente normal
AME Idoso Oeste- Expediente normal
AME Ourinhos- Expediente normal
AME Pariquera-Açu- Expediente normal
AME Piracicaba- Expediente normal
AME Praia Grande- Expediente normal
AME Presidente Prudente- Expediente normal
AME Promissão- Expediente normal
AME Psiquiatria Vila Maria- Expediente normal
AME Rio Claro- Expediente normal
AME Santa Bárbara D’Oeste- Expediente normal
AME Santos- Expediente normal
AME São Carlos- Expediente normal
AME São João da Boa Vista- Expediente normal
AME São José do Rio Preto- Expediente normal
AME São José dos Campos – Expediente normal
AME Idoso Sudeste- Expediente normal
AME Taboão da Serra- Expediente normal
AME Taquaritinga- Expediente normal
AME Vale do Jurumirim – Expediente normal
AME Taubaté- Expediente normal
AME Tupã- Expediente normal
Centro de Referência ao Idoso CRI – Norte- Expediente normal

Atendimento no sábado, dia 04
Unidades- Horário de funcionamento   

AME Andradina- Expediente normal
AME Araçatuba- Expediente normal
AME Bauru- Expediente normal
AME Campinas- Expediente normal
AME Caraguatatuba- Expediente normal
AME Franca- Expediente normal
AME Jundiaí- Expediente normal
AME Mogi Guaçu- Expediente normal
AME Ourinhos- Expediente normal
AME Pariquera-Açu- Expediente normal
AME Praia Grande- Expediente normal
AME Presidente Prudente- Expediente normal
AME Promissão- Expediente normal
AME Sorocaba- Expediente normal
AME São José do Rio Preto- Expediente normal
AME Taboão da Serra- Expediente normal
AME Tupã- Expediente normal

Poupatempo
As unidades do Poupatempo em todo o Estado ficarão fechadas na quinta-feira, dia 2 de novembro, devido ao feriado nacional de Finados. Na sexta-feira (3), os atendimentos presenciais serão retomados, mediante agendamento prévio.

Importante reforçar que mesmo durante o feriado, o Poupatempo continuará oferecendo serviços por meio dos canais digitais: portal, aplicativo Poupatempo Digital, totens ou ainda pelo WhatsApp, no número (11) 95220-2974.

Entre os mais de 290 serviços online, estão disponíveis opções como renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego, atestado de antecedentes criminais, pesquisa de débitos de veículos, entre outros.

Para ser atendido de forma presencial no Poupatempo é obrigatório o agendamento prévio data e horário. O serviço é gratuito, pessoal e intransferível.

A consulta dos endereços e horários de funcionamento das unidades está disponível no site www.poupatempo.sp.gov.br e clicar em ‘Locais de atendimento’.

CPTM, Metrô e EMTU
As empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão mudanças na operação durante o feriado de 02 de novembro, dia de Finados, e no primeiro dia de aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que será realizado no domingo (05).

Na quinta-feira (02), a CPTM vai funcionar com intervalos médios programados para domingo. A exceção será na Linha 10-Turquesa, que contará com Paese entre as estações Rio Grande da Serra e Mauá, devido à obras de manutenção e modernização. Os veículos terão paradas nas estações Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Guapituba e Mauá.

Confira os endereços dos locais onde estarão os ônibus do Sistema PAESE:
– Estação Rio Grande da Serra: Av. Pastor Aquilino Sartori (ao lado da estação)
– Estação Ribeirão Pires: Av. Santo André (número ímpar da av.)
– Estação Guapituba: Av. Capitão João (em frente à estação próximo à Rua Cícero de Campos Povoa)
– Estação Mauá: Av. Capitão João (ao lado da estação, embaixo da passarela)

Na sexta-feira (03), a operação das linhas da CPTM será normal como dia útil. Durante o final de semana o intervalo médio previsto para os sábados (após às 21h) e domingos (durante toda a operação comercial) é de até 35 minutos. Este intervalo é válido para todas as cinco linhas da companhia.

No feriado, a frota em circulação nas linhas operadas pelo Metrô será equivalente a de um domingo, com trens reserva em todas as linhas. Já na sexta-feira, no sábado e no domingo, não haverá alteração na operação. Nesses dias, em todas as linhas, trens reservas ficarão disponíveis para operar, caso necessário.

No dia 02 de novembro, feriado de Finados, a operação das linhas metropolitanas gerenciadas pela EMTU nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte seguirão a mesma programação de viagens praticadas aos domingos. Já na sexta-feira, dia 03, as linhas obedecerão às tabelas de dias úteis, com exceção de cerca de 240 linhas que terão horários especiais. Os horários destas linhas poderão ser consultados a partir do dia 02 de novembro no site www.emtu.sp.gov.br ou no aplicativo da EMTU disponível para iOS e Android.

ENEM – Durante o primeiro dia de aplicação do ENEM, que será no domingo (05), a operação da CPTM e do Metrô será a habitual de domingo e todas as linhas contarão com trens reservas de prontidão, caso necessário. Para evitar surpresas de última hora, a STM recomenda a todos que programem a viagem para os locais de provas com antecedência e que realizem a compra antecipada dos bilhetes.

Bilhetes – Os passageiros que vão participar dos eventos deste feriado podem comprar seu bilhete digital QR Code para uso nos trilhos via WhatsApp no 11 3888-2200, aplicativo TOP – disponível para download nas plataformas Google Play ou Apple Store, ATMs espalhadas por todas as estações do Metrô e da CPTM e em mais de 8 mil pontos de venda espalhados pela Capital e região metropolitana e que aceitam dinheiro neste tipo de compra. Todos os processos são simples e rápidos, mesmo para quem não tem familiaridade com as novas tecnologias. A lista completa dos pontos de venda está disponível para consulta no www.boradetop.com.br.

Bikes – Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade. As bicicletas devem ser de tamanho convencional e, caso sejam elétricas, de dimensões semelhantes às das convencionais. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

Sabesp
A Central de Atendimento Telefônico (telefones 195 e 0800 055 0195) funciona 24 horas todos os dias, inclusive nos feriados. O mesmo vale para o atendimento automatizado pelo WhatsApp (11 3388 8000), que atende por mensagem de texto 24 horas todos os dias.

Na Agência Virtual (https://agenciavirtual.sabesp.com.br/home), onde é possível consultar informações sobre contas e acessar outros serviços, o atendimento também é 24 horas, todos os dias da semana.

O atendimento online pelo chat terá funcionamento normal no feriado de quinta-feira (02) e na sexta-feira, atendendo das 8h às 21h pelo link: https://sabesp-chat.sabesp.com.br/#/.

Na Sabesp Soluções Ambientais (0800 771 2482), o atendimento também é normal todos os dias, durante as 24 horas. Já na Ouvidoria (0800 055 0565) não haverá expediente no feriado da quinta-feira, mas o funcionamento na sexta (03) será normal, das 8h às 18h.

Agências
Todas as agências de atendimento presencial da Sabesp estarão fechadas no feriado de 02 de novembro, assim como os postos das unidades do Poupatempo e do Descomplica SP. Também não haverá expediente nas agências Ganhatempo em Barueri, Resolve Fácil em Itapevi e Rede Fácil em Guarulhos.

Na sexta-feira, todas as agências de atendimento presencial funcionarão normalmente, assim como os postos do Poupatempo. Não haverá expediente na sexta no Descomplica SP, na unidade da Rede Fácil Bom Clima em Guarulhos, no Ganhatempo em Barueri e no Resolve Fácil em Itapevi.

Parques urbanos
Confira no link a seguir os horários de funcionamento dos Parques Urbanos (https://www.saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/02/Infos-Parques.pdf) administrados pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo.

Defesa Civil do Estado
A Defesa Civil do Estado fica à disposição por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências, pelo telefone 2193 8888 e e-mail: defesacivil@sp.gov.br.

Bom Prato
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social informa que 31 restaurantes da rede Bom Prato atenderão à população no feriado de 02 de novembro. Veja a relação:

Na capital: 25 de Março, Campos Elíseos (Rua Mauá, 66 e Praça da República), Brás, Guaianases, Itaquera, Lapa, São Mateus, Capão Redondo, Santo Amaro, Limão, Santana, Tucuruvi e Vila Nova Cachoeirinha. Juntas, as unidades servem cerca de 30 mil refeições por dia.

Grande São Paulo: São Bernardo do Campo I, Santo André I, Diadema, Cotia, Francisco Morato, Osasco, Mogi das Cruzes I, Suzano, Carapicuíba e Guarulhos.

Interior e litoral: Rio Claro, Taubaté, Bauru, Campinas, Jacareí, Franca, São José dos Campos e Santos. No feriado, os restaurantes servirão as refeições no formato de marmitex. Na sexta-feira, 03/11, a rede volta a funcionar normalmente.

Horários de funcionamento:
7h – Café da Manhã
10h30 – Almoço prioritário para idosos;
11h – Almoço
17h – Jantar

Saiba mais sobre o programa Bom Prato e endereços das unidades fixas e móveis: https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/acoes-de-protecao-social/programa-bom-prato.

Direitos da Pessoa com Deficiência
As 20 unidades do Programa de Empregabilidade Inclusiva (PEI) no estado não irão realizar atendimento às pessoas com deficiência na quinta e sexta-feira (02 e 03). Todas as unidades voltam às atividades na próxima segunda-feira (06). O Museu da Inclusão também não abrirá para visitação no feriado e retorna às atividades na segunda.

Fazenda
Os postos da Fazenda no estado de São Paulo estarão fechados entre os dias 02 e 05. As atividades voltam a funcionar normalmente na segunda-feira (06).

CDHU
A CDHU não terá expediente entre os dias 02 e 05. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação retoma o expediente normal na segunda-feira (06).

Instituições culturais
A programação de Museus, Oficinas Culturais, Bibliotecas e Fábricas de Cultura, instituições da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo está disponível em https://www.cultura.sp.gov.br/.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *