20ª SNCT divulga número de inscritos que participarão da Olimpíada de Matemática

Mais de três mil estudantes estão inscritos para participar da Olimpíada Paraibana de Matemática (OPM). O evento é uma das ações da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontecerá próximos dias 23, 24 e 25, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.  

A SNCT é realizada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) da Prefeitura de João Pessoa, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).  

Desde o ano passado que o Departamento de Matemática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) participa da SNCT. “A Olimpíada tem como objetivo promover a Matemática e despertar a juventude local para uma carreira em ciência e tecnologia”, comentou o chefe de Departamento do Curso de Matemática, Felipe Chaves.  

A OPM é uma competição regional dirigida aos alunos de escolas públicas e privadas do Estado da Paraíba. Ela também é fruto de uma parceria entre Universidade Federal da Paraíba, Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A competição conta com o apoio das Secretarias Municipais de Ciência e Tecnologia (Secitec) e Educação e Cultura (Sedec). O Governo do Estado apoia a iniciativa através das Secretarias Estaduais de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior e Educação.  

A competição acontecerá próximo do 25, em João Pessoa, Campina Grande, Patos, Cajazeiras, Monteiro, Araruna e Mamanguape. Na Capital, ela acontecerá durante a 20ª SNCT, em três níveis de participação: Nível 1- para alunos matriculados no 6° ou 7° anos do Ensino Fundamental; Nível 2 – para alunos matriculados no 8° ou 9° anos do Ensino Fundamental; e Nível 3 – para alunos matriculados em qualquer série do Ensino Médio.

Quanto as provas da OPM, segundo professor Felipe Chaves, serão abertas para os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas e particulares do Estado. Os locais das provas serão divulgados após o término das inscrições, pois a comissão ainda está verificando o melhor local para aplicação. Mais informações sobre as inscrições e o regulamento da OPM é só acessar o site www.mat.ufpb.br/opm/.

20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Este ano a Semana tem como tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. Ela acontece anualmente desde 2004. Foi estabelecida por meio do decreto presidencial do dia 9 de junho de 2004. Este ano, além da Caravana, o evento conta com outros eixos temáticos, a exemplo da Olimpíada de Robótica, Hackatons Temáticos, Circuito de Jogos (games), Espaço Geek, Oficina de Reciclagem, Olimpíada de Matemática, 1º Desafio em História da Paraíba, 1º Desafio Paraibano em Ciências e outros.

A 20ª SNCT é apoiada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação, Governo do Estado da Paraíba e as instituições de pesquisa científicas: Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNPq), do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), Fundação de Apoio ao Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

“Sem contar na colaboração importante da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Faculdades Nova Esperança, Uninassau e Unipê. Além das empresas Daten, Proebus, Cagepa, Teletex, Funetec, Sebrae, Empreender Paraíba, Fiep, EPC. Sem eles nada disso seria possível”, destacou o secretário de Ciência e Tecnologia da Capital, Guido Lemos.    

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *