SP abre nesta quarta (1º) período de escolha de cursos superiores pelo Provão Paulista





Alunos da 3ª série do Ensino Médio devem optar por instituições como USP, Unesp, Unicamp, Fatec e Vunesp até o dia 8 de dezembro



O Provão Paulista dará acesso a mais de 15 mil vagas diretas no ensino superior para o ano que vem

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) abre nesta quarta-feira (1º) o Portal de Escolhas do Provão Paulista Seriado. Até o dia 8 de dezembro, 467,5 mil estudantes matriculados em 2023 na 3ª série do Ensino Médio e inscritos no Provão poderão optar por 11 cursos superiores, distribuídos entre a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

O Provão Paulista dará acesso a mais de 15 mil vagas diretas no ensino superior para o ano que vem. Para dar início ao registro de opções, os alunos matriculados nas redes estaduais e municipais de SP devem acessar o portal de escolhas por meio do endereço https://provaopaulistaseriado.vunesp.com.br/ com nome e RA (registro do aluno). Alunos de outras redes devem fornecer nome e CPF.

No processo de escolha, o aluno poderá selecionar entre uma e 11 opções nos três grupos — o primeiro da USP, Unicamp e Unesp, o segundo das Fatecs e o terceiro, da Univesp. Não é obrigatória a escolha de todas as opções e em todos os grupos. Isso fica a critério do estudante.

As opções serão distribuídas da seguinte forma:

  • Escolha de três vagas no grupo da USP, Unesp e Unicamp para o primeiro semestre. Cada estudante pode escolher até três cursos, em duas dessas universidades. Por exemplo, dois cursos na USP — em qualquer campus — e um na Unesp. Ou dois cursos na Unesp e um na Unicamp. Não é possível escolher um curso em cada uma dessas três universidades, conforme regras do edital nº 1 de 2023 do Provão Paulista;
  • Após escolhidas as três opções no primeiro grupo, o estudante pode escolher até cinco opções nas Fatecs para o primeiro semestre;
  • Por fim, escolha de até três cursos da Univesp, neste caso para o segundo semestre de 2024.

Esse processo deve ser feito até o dia 8 de dezembro. Entre 1º de novembro e 8 de dezembro, portanto, o aluno pode inclusive mudar de ideia e alterar os cursos superiores de preferência. Após esse período, só será possível o acesso ao portal para consulta.

Para confirmar as opções, é preciso que cada estudante confirme suas escolhas no portal. Elas estarão registradas no perfil de cada estudante.

“O Provão Paulista Seriado está entre as mais importantes políticas públicas implantadas pelo Estado neste ano de 2023. É entusiasmante conversar com a nossa rede e saber que, lá na ponta, estudantes estão vislumbrando uma vaga nas instituições públicas paulistas de ensino superior”, afirma o secretário da Educação, Renato Feder.

Datas e locais de prova

O Provão Paulista da 3ª série do Ensino Médio está marcado para os dias 28 de novembro, das 8h às 12h, e 29 de novembro, das 8h às 13h. O segundo dia de provas terá uma hora a mais de duração por conta da redação.

Outros 810,8 mil estudantes matriculados na 1ª e 2ª série do Ensino Médio farão provas nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. Os estudantes da 2ª série fazem a prova no período da manhã — das 8h às 12h nos dois dias — e os estudantes mais novos, da 1ª série, no período da tarde, das 14h às 18h, nos dois dias.

Todos os estudantes das três etapas do Ensino Médio matriculados nas escolas estaduais dos 645 municípios, nas escolas municipais e nas unidades do Centro Paula Souza, as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) farão as provas em suas próprias escolas. É preciso estar atento, porém, ao horário de aplicação das provas, uma vez que estudantes que estudam no período da manhã podem fazer provas no período da tarde, e vice-versa.

O mesmo acontece com estudantes do período noturno, uma vez que as provas serão aplicadas só no período da manhã ou tarde. Alunos que trabalham devem pedir a comprovação da participação nas provas diretamente à secretaria de sua escola.

Alunos matriculados nas primeiras séries do Ensino Médio devem obrigatoriamente participar das provas deste ano, uma vez que a nota desta primeira edição será considerada quando ele estiver na 3ª série.

Alunos de fora

Alunos que não estão matriculados em 2023 na rede estadual e nas redes municipais paulistas ou nas Etecs farão as provas em São Paulo, capital.

A divisão dos locais de prova para alunos de fora da rede se dará da seguinte forma:

  • Alunos que hoje estão na 1ª série farão o Provão Paulista na Escola Estadual Caetano de Campos (rua João Guimarães Rosa, 111, Consolação, São Paulo-SP) nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, das 14h às 18h;
  • Aqueles atualmente matriculados na 2ª série do Ensino Médio também farão provas na Escola Estadual Caetano de Campos nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. Neste caso, as provas acontecem no período da manhã na escola localizada no bairro da Consolação;
  • Já os estudantes da 3ª série do Ensino Médio estarão distribuídos em três escolas. Alunos com nomes iniciados de A a D farão as provas na Escola Estadual Padre Anchieta (rua Visconde de Abaeté, 154, no Brás). Jovens com iniciais entre as letras E e L farão as provas na Escola Estadual Caetano de Campos (rua João Guimarães Rosa, 111, Consolação). Já os estudantes com iniciais entre as iniciais M e Z farão as provas na Escola Estadual Miss Browne (rua Padre Chico, 102, Perdizes);
  • As provas da 3ª série em todas as escolas já mencionadas acontecerão nos dias 28 e 29 de novembro, das 8h às 12h no primeiro dia e das 8h às 13h no segundo dia;
  • A Secretaria da Educação oferecerá lanche para todos os participantes.

As informações para alunos de fora estão disponíveis nos portais https://provaopaulistaseriado.vunesp.com.br/ e https://provao-paulista.vercel.app/page-informacoes.html.

Resultados e chamadas

Os resultados serão divulgados pela Secretaria da Educação na segunda quinzena do mês de janeiro.

Como prevê o edital, a Educação divulgará três chamadas unificadas, ou seja, com a nota e opções determinadas pelos estudantes. As instituições conveniadas no Provão Paulista Seriado também poderão, se houver necessidade, divulgar listas de chamadas posteriores às três organizadas pela Seduc-SP.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *