Mais de 45 mil pessoas visitam os cemitérios públicos municipais de Sorocaba no Dia de Finados – Agência de Notícias

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), realizou, nesta quinta-feira (2), uma programação especial para o Dia de Finados, de forma a acolher todos que visitaram os cemitérios públicos municipais da cidade, para prestar condolências e homenagens a seus entes queridos. As ações ocorreram nos Cemitérios da Saudade (Vila Carvalho), da Consolação (Vila Haro), da Aparecida (Aparecidinha) e Santo Antônio (Wanel Ville), no período das 8h às 16h30. Um total de mais de 45 mil pessoas visitaram os quatro locais.

Em cada um deles, foi realizada a tradicional cerimônia religiosa do Dia de Finados nas capelas, conduzida por diferentes sacerdotes de Sorocaba, em diferentes horários, ao longo do dia.

As duas empresas funerárias da cidade, OSSEL Assistência e Ofebas, também ofereceram atividades gratuitas aos visitantes, em parceria com o Poder Público, nos quatro cemitérios do município. A OSSEL Assistência disponibilizou colaboradores, na entrada de todos os cemitérios públicos, convidando os visitantes para preencherem o nome do ente querido homenageado em um cartão, colocado dentro de uma caixa transparente, em formato de coração e representando o “Amor Eterno”. Foi a forma sugerida pela empresa para ressignificar a memória de quem partiu. As crianças também foram lembradas e receberam esculturas em bexigas. Já, na ação da Ofebas, seus colaboradores entregaram mudas de árvores, além de copos personalizados e frutas frescas aos visitantes. Ainda, no período da manhã, músicos da Banda Carisma, contratados pela Ofebas, igualmente recepcionaram os visitantes nos cemitérios.

Além dessas iniciativas, equipes da Secretaria da Saúde (SES) da Prefeitura atuaram nos quatro locais, realizando aferição de pressão, exames de glicemia e prestando orientações sobre saúde à população.

O secretário de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Darwin de Almeida Rosa, esteve nos quatro cemitérios municipais, ao longo da manhã, conferindo as atividades e cumprimentando a população presente. “Realizamos várias melhorias, além de serviços de manutenção nos quatro cemitérios públicos, preparando-os para essa data tão especial para as famílias e as visitas que se intensificam no Dia de Finados. O propósito foi proporcionar conforto e acolhimento a todos os visitantes”, afirmou.

A aposentada Vera Lúcia Camargo, que tem o hábito de visitar o túmulo da família, todos os anos, aproveitou para participar de uma das cerimônias organizadas no Cemitério da Saudade. “Acho muito importante termos a oportunidade de vir prestar essa homenagem aos nossos familiares que já se foram, mas continuam muito presentes em nossos corações e em nossas lembranças. Achei que a identificação dos corredores e dos túmulos melhorou bastante”, ela comentou.

A diarista Regina Célia de Almeida Lima esteve homenageando seus entes queridos no Cemitério da Consolação. “Vi que está muito mudado lá, muito bem cuidado. Até as pessoas parecem que estão mais motivadas a cuidar dos jazigos das famílias. Por isso, gostei muito do que vi. E tinha muita gente visitando, hoje. Até mesmo, o túmulo de uma menina conhecida, Cleonice, que perdeu a vida em um incêndio e recebe muitas visitas, com muitas flores, doces e brinquedos, deixados lá em sua homenagem”, contou Regina.

Fotos: Michelle Alves/Secom

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *