Mutirão pré-cirúrgico do HM atende mais de 200 pacientes

Sheila Faria


Secretaria de Saúde

O mutirão de atendimento pré-cirúrgico do Hospital Municipal, realizado nesta sexta-feira (3), beneficiou mais de 200 pacientes que farão cirurgias eletivas (que não são de urgência) nos próximos meses.

No período máximo de uma hora e meia, cada paciente fez eletrocardiograma, passou por avaliação com anestesista, recebeu todas as orientações sobre seu caso prestadas pelas equipes de enfermagem e foi informado da data de sua cirurgia.

Júlio César Gouveia gostou do atendimento e da data de cirurgia, marcada para o dia 11 de janeiro. “Estarei de férias e será mais tranquilo para mim”, disse.

Rosemary Rebouças Ramalho estava animada em participar do mutirão. “Só falta pegar a data da cirurgia, estou muito confiante. Meu marido operou aqui nesse hospital e foi muito bem atendido. Os médicos são muito bons”, afirmou.

“O atendimento está ótimo, fizemos tudo rápido em um único dia”, disse Mirian Coelho. Gisleide Martins também ficou satisfeita com o mutirão. A cirurgia dela foi marcada para dezembro.

Segundo a enfermeira Sabrina Aparecida de Castro Rocha, responsável pelo mutirão pré-operatório, o Hospital Municipal se preparou para receber 240 pacientes, “a grande maioria compareceu e o atendimento está fluindo bem”.

O objetivo do primeiro mutirão pré-operatório foi agilizar os exames e avaliações necessários para cirurgias de várias especialidades. “É um esforço extra do Hospital Municipal para atender os pacientes que esperam por cirurgias eletivas”, disse o diretor técnico do HM, o médico Carlos Alberto Maganha.

Cirurgias

Desde março, o Hospital Municipal está realizando mutirões de cirurgias que não são de urgência aos finais de semana. A meta é fazer cerca de 1.500 cirurgias extras por ano. Aos sábados e domingos são feitas cirurgias nas especialidades de ginecologia, otorrinolaringologia, pediatria, urologia, ortopedia, cabeça e pescoço e cirurgia geral.

O Hospital Municipal é mantido pela Prefeitura de São José dos Campos e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *