Prefeitura faz alerta sobre a importância da vacinação dos adolescentes durante o Novembro Azul

Voltado para a saúde masculina, o mês de novembro é para conscientização e combate ao câncer de próstata. Sobretudo, o alerta vai também para prevenção de outras doenças, a exemplo do HPV, que pode ser prevenido por meio da vacina disponível gratuitamente para meninos e meninas de 9 a 14 anos na rede municipal.  

O HPV é um vírus que contamina pele ou mucosas de forma oral, genital ou anal tanto de homens quanto de mulheres, provocando verrugas e câncer, a depender do tipo de vírus. A infecção pelo vírus não apresenta sintomas na maioria das pessoas e, em alguns casos, pode ficar de meses a anos sem manifestar sinais visíveis a olho nu.  

Nesta segunda-feira (06), as unidades de saúde da família, Policlínicas Municipais e o Centro Municipal de Imunização realizam a assistência preventiva com a oferta de todas as vacinas que integram o Programa Nacional de Imunização (PNI) e de campanhas, de acordo com os horários de funcionamento de cada serviço.  

Há também os dois pontos fixos localizados no Shopping Sul, no bairro dos Bancários, e no Home Center Ferreira Costa, às margens da BR-230, que atendem de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h, facilitando a vida do usuário que não pode ir até um serviço de saúde durante o horário comercial.  

Covid-19 – As crianças a partir de seis meses de idade, que iniciaram o esquema vacinal, devem tomar a segunda dose com 30 dias e a terceira dose com 60 dias com imunizantes Pfizer-BioNTech baby. Já a vacina bivalente é destinada aos maiores de 18 anos, desde que tenham completado o esquema vacinal primário (duas doses ou dose única). É necessário um período de 4 meses desde a última aplicação para poder receber o imunizante. O público-alvo são pessoas acima de 18 anos, além de pessoas com deficiência, imunocomprometidas e com comorbidades acima de 12 anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde.  

Todos os imunizantes disponíveis das campanhas ativas (Covid-19 ou Influenza) podem ser administrados simultaneamente com qualquer outro que faz parte do calendário de rotina, em qualquer intervalo de tempo, na faixa etária de seis meses de idade ou mais.  

Documentação – Para ter acesso à vacina contra Covid-19, o usuário deve apresentar um documento oficial e o cartão de vacina, que comprove outras doses do imunizante, além do Cartão SUS. Já para receber a vacina contra Influenza e demais do calendário de rotina, é importante levar o cartão de vacina, Cartão SUS e um documento oficial do usuário.

Vacinação domiciliar – A vacinação domiciliar é destinada as pessoas acamadas e restritas ao leito. Para ser atendido é necessário fazer agendamento ligando para o número (83) 98645-7727. As vacinas são disponibilizadas nos domicílios de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.  

Locais de vacinação nesta segunda-feira (6): 

Unidades de Saúde da Família (USFs)

Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)

*exceção: Alto do Céu II, Roger III, Cruz das Armas IV, Anayde Beiriz e Jardim Planalto  

Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)  

Home Center Ferreira Costa

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)  

Shopping Sul

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)  

Vacinação Domiciliar

Agendamento: (83) 98645-7727

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *