Prefeitura participa de Semana da Biologia na Univap

Lucas Brito


Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Alunos do curso de Ciências Biológicas da Univap (Universidade do Vale do Paraíba) participaram, nesta quarta-feira (1), de um minicurso realizado pela Prefeitura de São José dos Campos sobre a saúde das árvores na cidade. A programação faz parte do calendário da 3ª Semana da Biologia, promovida pela universidade. 

Com o tema “Avaliação fitossanitária sob a óptica da arborização urbana”, a palestra foi ministrada pela bióloga Fabianne Freitas, responsável técnica da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade.

A atividade foi dividida em duas etapas, teórica e prática, e reuniu graduandos de diversos períodos. Eles tiveram a oportunidade de conhecer mais em relação ao assunto e o trabalho desenvolvido pela Prefeitura na conservação do patrimônio arbóreo do município. 

De acordo com Flávia Vilaça Moraes, coordenadora do curso de Ciências Biológicas, a experiência foi enriquecedora e expandiu a percepção dos estudantes para novas áreas de atuação: “Nós trouxemos esse minicurso por uma sugestão dos próprios alunos. Eles mesmo já demonstravam interesse e pediram para ter esse contato maior, acho que gostaram bastante!”.

A aluna Amanda Sivieiri está matriculada no 8º período e destaca a importância do tema: “Eu achei incrível, pois envolve mobilidade urbana, planejamento e segurança pública. Não se trata apenas de deixar a cidade mais bonita, mas sim trazer mais qualidade de vida para as pessoas.”

Alunos tiveram contato com instrumentos e aprenderam a identificar as condições das árvores | Foto: Adenir Britto/PMSJC

Arboriza São José

O programa Arboriza São José integra um conjunto de ações para gestão do patrimônio arbóreo de São José dos Campos, tais como análise preventiva das árvores localizadas em vias públicas, inventário e cadastramento digital do patrimônio arbóreo, além de ações de educação ambiental e comunicação com o objetivo de informar a sociedade da importância da arboricultura para a qualidade de vida urbana.

Um dos instrumentos para auxiliar a gestão da arborização é o Plano Municipal de Arborização Urbana, documento que contém o diagnóstico do patrimônio arbóreo e traz as diretrizes para implementar a arborização na cidade. O documento indica, por exemplo, as espécies mais adequadas para plantio nas áreas públicas e metas para ampliar a arborização em vias públicas dos bairros. A fase atual do plano está plantando 5.000 árvores em todas as regiões da cidade. 

O Plano Municipal de Arborização Urbana estimou o patrimônio arbóreo de São José em 80 mil árvores urbanas, que vêm sendo cadastradas desde junho de 2020. Após o cadastro, cada árvore recebe uma placa de identificação com numeração específica e QR Code, que pode ser lido por dispositivos móveis, como celulares e tablets com acesso à internet.

A Prefeitura de São José dos Campos já realizou o cadastramento de quase 50 mil árvores existentes em calçadas, canteiros, praças e áreas verdes do município, que também podem ser consultadas no portal Geosanja.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *