Agência Minas Gerais | Complexo Hospitalar de Barbacena é habilitado como centro de atendimento de urgência para pacientes que tiveram AVC

A Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde do Estado de Minas Gerais (CIB-SUS/MG) habilitou, em outubro, o Complexo Hospitalar de Barbacena (CHB), da Rede Fhemig, como Centro de Atendimento de Urgência/ Tipo III para os pacientes que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC). 

Fhemig / Divulgação

Atualmente, o Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo (HRB-JA) conta com 11 leitos para atendimento referenciado aos pacientes da Macrorregião Centro-Sul com diagnóstico de AVC, sendo 6 leitos U-AVC Agudo e 5 leitos U-AVC Integral. O serviço dispõe de assistência neurológica especializada 24 horas por dia, 7 dias por semana, garantindo a integridade para os cuidados aos casos de AVC.

“Aos poucos, o serviço foi aumentando, se especializando e crescendo cada vez mais em relação aos atendimentos de urgência neurológica. Em maio de 2021, recebemos autorização da Secretaria de Estado de Saúde para fortalecermos a assistência da linha de cuidados do AVC. Desde então, seguimos como referência na Microrregião de Barbacena, via SUS-Fácil ou pronto atendimento do HRB, aos pacientes que precisam ser diagnosticados ou que já chegam com acidente vascular cerebral”, disse o responsável técnico da Unidade de AVC do CHB, André Brasil Tolendal.

“Avançamos nas instalações, qualificamos as equipes, organizamos o serviço e pedimos o credenciamento como Unidade de AVC nível III. Passamos por uma rigorosa avaliação e atendemos todas as exigências para recebermos a aprovação da CIB SUS/MG para pleitearmos a habilitação do serviço junto ao Ministério da Saúde. A publicação da habilitação ajuda nos repasses financeiros e garante aos usuários do serviço a assistência em menor tempo e maior resolutividade. Essas melhorias contribuem com a reabilitação das sequelas do AVC”, afirmou a coordenadora da Unidade de Clínica Médica, Maria de Fátima da Silveira Assis.

Assistência especializada

O serviço prestado na linha de cuidado do paciente de AVC começou em meados de 2015, junto à inauguração do pronto-socorro do HRB-JA e das atividades de residência médica em neurologia. Abrangendo 51 municípios, com uma população total de cerca de 800 mil habitantes, o HRB oferece uma assistência hospitalar especializada na identificação das causas e prevenção de novas ocorrências de AVC. O usuário também conta com um tratamento de reabilitação e acompanhamento ambulatorial de casos agudos, garantindo a redução de novas complicações.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *