Comlurb encerra operação especial de limpeza e remove 76,9 toneladas de resíduos dos grandes eventos no feriado de Finados – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

No show da banda Red Hot Chili Peppers, no Estádio Nilton Santos, foram removidas 2,5 toneladas de resíduos – Divulgação

A Comlurb encerrou, neste domingo (5/11), a operação especial de limpeza nos grandes eventos na cidade durante o feriado de Finados. Ao todo, a Companhia removeu 76,9 toneladas de resíduos.

Final da Libertadores no Maracanã:

A Comlurb encerrou o serviço de limpeza e remoção de resíduos no entorno do Maracanã, após a Final da Libertadores, sábado (4/11). Foram removidas 19,1 toneladas de resíduos da área externa, incluindo as vias de acesso e o calçadão em volta do estádio. A operação de limpeza contou com 168 garis e 16 supervisores de serviço, que atuaram  com o apoio de caminhões compactadores, pipas d’água, mini-varredeiras e varredeiras de médio e grande porte.

A área externa do estádio recebeu 160 contêineres, sendo 120 de 240 litros e 40 de 1.200 litros, e a reposição de 30 papeleiras para o descarte de lixo de forma adequada.

Fan Zone:

A Comlurb removeu cerca de 13,6 toneladas no Ponto de Encontro de torcedores em Copacabana. Os trabalhos de limpeza foram executados por 60 garis, que contaram com o apoio de 12 veículos e equipamentos, sendo um caminhão compactador; duas pipa d’água e uma van motobomba para lavagem da Avenida Atlântica e dos calçadões com água de reuso e uma mistura de detergente e hipoclorito de sódio; duas varredeiras de médio porte; uma varredeira de grande porte; cinco tratores de limpeza de praia, e uma mini máquina de peneiramento de areia. Foram disponibilizados 400 contêineres de 240 litros na faixa de areia e no calçadão, para garantir o descarte adequado de resíduos pelos frequentadores. Toda a extensão da Praia de Copacabana teve operação especial da Comlurb.

Grande Centro:

A Comlurb removeu cerca de 11,2 toneladas de resíduos nos locais onde houve concentração de torcedores, pontos de hospedagem e estacionamento dos torcedores argentinos. Foram mobilizados 120 garis, que contaram com o apoio de 14 veículos, sendo duas varredeiras de médio porte, quatro caminhões compactadores, quatro caminhões-pipa e quatro vans motobombas para limpeza das vias com água de reuso.

Show do  Red Hot Chili Peppers:

A Comlurb encerrou o serviço de limpeza e remoção de resíduos no entorno do Estádio Nilton Santos, o Engenhão, após o  show da banda californiana Red Hot Chili Peppers. Foram removidas 2,5 toneladas de resíduos da área externa, incluindo as vias de acesso. A Companhia pôs em prática um planejamento operacional de limpeza, que contou com 102 garis e 13 agentes de limpeza urbana, que trabalharam com apoio de três caminhões compactadores e um tipo satélite para remoção dos resíduos; duas minivarredeiras, uma varredeira de médio porte e duas varredeiras de grande porte para auxiliar no serviço de varrição; dois caminhões-pipa para lavagem das vias com água de reuso e uma mistura de detergente e hipoclorito de sódio; e 40 contêineres de 240 litros para garantir o descarte adequado dos resíduos pelo público.

Locais com planos de contingência:

A Comlurb contou ainda com 98 garis de prontidão que  atuaram em locais de aglomeração no feriadão por conta da comemoração de torcedores após a partida entre Fluminense e Boca Juniors, shows pela cidade, além de aumento de visitantes nos pontos turísticos e praias. Foram removidas 30,5 ton de resíduos.

Entre essas áreas estão: Laranjeiras, sede do Fluminense; Jockey Club Brasileiro (com shows, inclusive do cantor Roberto Carlos); Praça Santos Dumont e Baixo Gávea; polo gastronômico da Tijuca, junto à Praça Varnhagen; Boulevard Olímpico, ponto de encontro de torcidas, e Lapa. A Companhia contou com o apoio de 26 veículos e equipamentos, sendo sete caminhões compactadores, duas varredeiras de grande porte, três varredeiras de médio porte, sete caminhões-pipa e sete vans motobomba.

Praias:

Com hotéis já registrando taxas altas de ocupação, as praias da cidade receberam um reforço do Praia Limpa. A Comlurb  incrementou a quantidade de garis em todos os 56 quilômetros de praias da cidade, incluindo Paquetá, nos dois turnos, sendo o último deles durante a noite/madrugada.

São 260 garis, que contam com o apoio de 37 equipamentos. Entre os equipamentos utilizados estão os novos tratores de praia com implemento traseiro para o peneiramento de areia, que fazem uma higienização mais profunda, reduzindo ainda mais as impurezas, chegando a alcançar 20 centímetros de profundidade. Também as novas mini máquinas de peneiramento para garantir a limpeza em trechos onde os tratores não chegam. Foram distribuídos novos contêineres em toda a orla.

Categoria:

  • 5 de novembro de 2023
  • Marcações: Comlurb Finados operação especial de limpeza remoção de resíduos

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *