Prefeitura de Cuiab | Entrega da ‘Pesquisa de Percepo’ do SEBRAE-MT capacita a SMATED para o desenvolvimento de polticas pblicas eficazes em Cuiab

A Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED) recebeu nesta segunda-feira (6) um produto de extrema importância para a capital mato-grossense: a “Pesquisa de Percepção”, realizada pelo Sebrae-MT. Essa pesquisa consiste em entrevistas realizadas com os cidadãos da capital mato-grossense, abordando uma série de questões relacionadas à visão deles sobre o município. A entrega foi realizada pela analista técnica de Políticas Públicas do Sebrae, Mayra Piovesan, que foi recebida pela secretária adjunta da pasta, Cácila Nassarden.

A analista do Sebrae explicou que as entrevistas abordaram temas críticos, como a percepção dos problemas enfrentados pelo município, a situação do empreendedorismo local, a economia, os benefícios repassados pelo governo federal e seu impacto na economia local, além de considerações sobre a saúde e a infraestrutura.

“Esses são fatores que desempenham um papel fundamental na vida dos cidadãos e na maneira como eles percebem o lugar onde vivem. A pesquisa foi conduzida presencialmente e contou com a participação de 2.367 pessoas, representando uma ampla variedade de perspectivas. Além disso, a amostra foi estratificada por regiões, abrangendo o leste, sul, oeste e norte da cidade. Para obter uma compreensão abrangente, a equipe também realizou visitas à zona rural de Cuiabá para ouvir a perspectiva das pessoas nessas áreas, que muitas vezes são negligenciadas em pesquisas desse tipo”, explicou Mayra.

Ela revelou ainda que, após a coleta de dados, foi realizado um trabalho de compilação e análise, que incluiu a organização do material, verificação ortográfica, avaliação de coesão e coerência nos relatórios e a estratificação dos resultados com base nos dados obtidos. “O objetivo era garantir que os dados fossem confiáveis e que as informações fossem apresentadas de forma clara e organizada no documento”.

Para a secretária adjunta, a importância desta pesquisa é inquestionável. “A ‘Pesquisa de Percepção’ fornece informações valiosas que permitem a nossa Secretaria e à Prefeitura compreender a visão da população sobre o município. Pretendemos aplicar esses dados em diversas áreas, abrangendo o Planejamento, Gestão e as políticas públicas em toda a Prefeitura. Certamente essa pesquisa facilitará aos gestores planejar ações que visam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, conforme preconiza a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro”, comentou Cácila.

Também participaram da reunião o diretor de Agricultura da SMATED, José Lídio, o diretor do SINE, Rafael Butarelli, o gerente do Cuiabanco, Dagmar Arantes, a diretora administrativa e financeira, Nayara Velasco e o auxiliar administrativo, Miguel Morais.  

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *