Mais de 9.000 alunos fazem Saeb na rede municipal

Paula Pessoa


Secretaria de Educação e Cidadania

A partir desta quarta-feira (8), as escolas municipais de Ensino Fundamental Integral de São José dos Campos estarão focadas no Saeb 2023. O Sistema de Avaliação da Educação Básica segue até o dia 17 deste mês, com mais de 9.000 alunos envolvidos e 67 escolas. 

O Saeb é um exame que os estudantes fazem para mostrar tudo que aprenderam na escola. Ele ajuda a entender como está a educação do país e é considerado um retrato da qualidade do ensino, a partir dos dados da avaliação é calculado o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). 

As provas são para turmas do 2º ano (em amostragem), 5º e 9º anos e medem a qualidade da educação brasileira.

A Jornada Saeb na rede de ensino municipal começou em 2021, quando diversas ações foram implementadas nas escolas da rede de ensino municipal, visando a melhoria nos resultados de aprendizagem dos alunos. Essas iniciativas tornaram-se ainda mais sistematizadas após o último Ideb. 

Em continuidade à preparação dos estudantes para a avaliação Saeb deste ano, as escolas passaram por mentoria, com acompanhamento da equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania, ações práticas e simulados. 

O Ideb é um indicador que mede a qualidade do ensino nas escolas públicas por meio das avaliações a cada dois anos. A rede de educação da Prefeitura de São José alcançou nota de 6,8 nos anos iniciais (1º ao 5º ano) e 5,7 nos anos finais (6º ao 9º) no último índice, de 2022.

Escolas preparadas

Nesta quarta, primeiro dia de prova, cinco unidades da rede municipal foram selecionadas para aplicação do exame, nos dois períodos, de manhã para os 9º anos, e tarde para alunos dos 5º  e 2º anos. 

As equipes escolares receberam os estudantes com mensagens de apoio e incentivo, carinho, mimos, café da manhã especial, exercícios de respiração e até momento de conversa com psicólogo para ajudar os alunos a manterem calma e atenção. Confira galeria de fotos das escolas Adélia Chucri Neme, Nelson Ferreira, Maria de Melo e Luiz Leite.  

SAEB tá ON!

O que é? 

Saeb é a sigla para Sistema de Avaliação da Educação Básica. É um exame que os estudantes fazem para mostrar tudo o que aprenderam na escola.

Para que serve? 

O Saeb ajuda a entender como está a educação em nosso país. É importante, pois funciona como um retrato da qualidade da educação. Com as informações da Avaliação, os governantes podem planejar melhorias para as escolas para garantir educação de qualidade. Além disso, os dados são considerados no cálculo do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). 

Quem vai participar?

Na rede de Ensino Municipal participam os alunos das turmas de 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental. Alunos dos 2º anos participam por amostragem. Estudantes do 3º ano do Ensino Médio também fazem a prova. 

Quando acontece?

Do dia 8 ao dia 17 de novembro, de manhã (9º anos) e de tarde (2º e 5º anos). 

Como os pais/responsáveis podem ajudar?

Os pais têm um papel fundamental no apoio aos seus filhos durante o Saeb. Com algumas atitudes simples, eles podem ajudar a tornar esse momento mais tranquilo e estimulante, garantindo a frequência do aluno no dia da prova, sem atrasos, preparado e motivado. 

O Saeb pode gerar ansiedade nos estudantes, os pais devem oferecer apoio emocional, transmitindo confiança e encorajando-os a darem o melhor de si, sem cobranças excessivas. Reforcem que o mais importante é o esforço e a dedicação.

 


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Educação e Cidadania

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *