SP conquista o tricampeonato dos Jogos Escolares Brasileiros





Equipe paulista fechou sua participação em Brasília com 60 medalhas, sendo 28 de ouro



Ouve-se um grito de tricampeão e é de São Paulo. Os Jogos Escolares Brasileiros 2023, disputados em Brasília, se encerraram na quinta-feira (8) com o Estado de São Paulo na liderança geral do quadro de medalhas – do total de 60, 28 são de ouro, 14 de prata e 18 de bronze.

Santa Catarina ficou com o vice-campeonato, com 39 medalhas, seguida pelo Rio de Janeiro, com 34. Quarto colocado, Paraná teve mais medalhas que a delegação carioca, 40, mas perdeu na quantidade de ouros – 21 contra 15.

Virada à paulista
O caminho para a conquista do tricampeonato iniciou no segundo bloco de disputas. O cenário, até então, tinha os catarinenses na ponta do quadro de medalhas. Mas ainda faltavam as disputas em modalidades tradicionais para o Estado de São Paulo: a natação.

E foi com os nadadores paulistas que as conquistas se consolidaram – foram 24 medalhas conquistadas: 12 ouros, 8 pratas e 4 bronzes.

A delegação paulista foi a Brasília com 215 atletas (109 no feminino e 106 no masculino), todos classificados via Jogos Escolares do Estado de São Paulo (Jeesp), competição organizada pela Secretaria de Estado de Esportes de São Paulo.

Veja como ficou o top-5 do quadro de medalhas ao final dos Jogos Escolares Brasileiros 2023:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *