“Prefeitura de bairro em bairro” anuncia pavimentação de via na Zona Norte e criação de uma nova área de lazer na Zona Leste

A equipe do programa “Prefeitura de bairro em bairro”, nesta sexta-feira (10), esteve em dois pontos da cidade, sendo um deles no bairro Recreio dos Sorocabanos, na Zona Norte, e outro no Jardim Residencial Morada das Flores, que fica na região de Aparecidinha, na Zona Leste. Os destaques ficaram por conta do anúncio da continuidade da pavimentação da Rua Sylvio Betti, nessa primeira localidade, e da criação de uma área de lazer para os moradores, no segundo ponto.

Na ocasião, a equipe da Administração Municipal, acompanhada do prefeito Rodrigo Manga, ouviu as demandas das comunidades locais e anunciou as melhorias, com os respectivos prazos de entrega. Também participaram os secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob), Glauco Fogaça (Planejamento e Desenvolvimento Urbano – Seplan), Alexandre Caixeiro (Segurança Urbana – Sesu); Tiago da Guia (Habitação e Regularização Fundiária – Sehab); mais o diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sérgio Barreto; a Superintendente do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI), Jéssica Pedrosa; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, o diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Tiago Suckow; o Comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Davi Dutra; o deputado estadual Vitão do Cachorrão e o vereador Dylan Dantas.

“Estamos ouvindo a população nesses locais e priorizando as três principais demandas, para podermos agilizar as providências e realização dessas demandas. Além disso, para haver um acompanhamento do passo a passo dessas solicitações, formamos um comitê, composto por moradores que ficam incumbidos de transmitir todas as informações e atualizações aos demais”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.

Recreio dos Sorocabanos

O programa “Prefeitura de bairro em bairro” teve início pelo Recreio dos Sorocabanos e a principal reivindicação da comunidade é a continuidade da pavimentação da Rua Sylvio Betti, que tem um trecho, de 220 metros de extensão, ainda de terra. Esse foi o único pedido feito por moradores e comerciantes que participaram da reunião, o que seria uma demanda antiga, de aproximadamente 12 anos de espera.

A Administração Municipal aproveitou a ocasião e anunciou a execução do serviço, cuja obra está prevista para ter início em fevereiro de 2024, em parceria com a Construtora Maccris, como medida mitigadora devido a empreendimentos imobiliários que estão em andamento pela empresa nessa região. A construtora também está recuperando uma praça pública no Jardim Rosália Alcoleia, na Zona Leste da cidade.

“É uma ótima notícia! Anos atrás, fizemos até um abaixo-assinado, como mais de duas mil adesões, pedindo a pavimentação. Agora, seremos atendidos, graças a essa parceria da Prefeitura com a iniciativa privada. Desde já, estamos muito gratos”, disse Ednei de Camargo, que é proprietário de uma escolinha de futebol nessa rua, que atende a mais de 400 famílias.

Jardim Residencial Morada das Flores

O programa “Prefeitura de bairro em bairro” teve continuidade, no período da tarde, com a visita ao bairro Jardim Residencial Morada das Flores, na região de Aparecidinha, Zona Leste da cidade, onde um grupo de moradores se reuniu, na Rua Luiz Alberto Mitidieri com a Rua Carmo Ferreira, bem em frente a uma área verde onde os munícipes sugerem a construção de uma área de lazer. “Há famílias que residem no bairro há mais de 11 anos e, desde então, sentem falta de um espaço de lazer para a família. Ou seja, é uma reivindicação antiga, que somente agora está sendo atendida pelo Poder Público, na Administração do prefeito Rodrigo Manga”, ressaltou o líder comunitário Dimas Ferreira Mota. Outras necessidades comunicadas ao prefeito e tratadas como prioridade foram a questão do reforço da segurança na região e também a construção de lombadas nas vias próximas.

“A primeira lombada deverá ser instalada no local solicitado, após um estudo técnico por parte da Semob, em um prazo aproximado de 20 dias”, afirmou o secretário de Mobilidade.

Em relação à segurança, o secretário de Segurança se dispôs a levar as informações também ao conhecimento da Polícia Militar, para que trabalhe em conjunto nessa frente. Ele disse, ainda, que as rondas serão intensificadas na região. Já, a construção da nova área de lazer tem uma estimativa de cerca de 120 dias para o início das obras, que devem ser feitas em parceria com a iniciativa privada.

Prefeitura de bairro em bairro

O programa “Prefeitura de bairro em bairro” é realizado desde a primeira semana de janeiro de 2021, em que as equipes da Prefeitura de Sorocaba percorrem pontos, em todas as regiões da cidade, ouvindo as demandas dos moradores e providenciando soluções e melhorias.

Mais de 100 bairros já foram atendidos pelo programa, incluindo: Jardim Lucy, Jd. Luciana Maria, Portal do Itavuvu, Jd. Terras de Arieta, Ipanema das Pedras, Genebra, Cajuru do Sul, Jardim Bandeirantes, Éden, Nilton Torres, Santa Catarina, Jardim Ana Maria, Dona Tereza, Jardim Iguatemi, Centro, Parque dos Eucaliptos, Jardim Eldorado, Jardim Betânia, Jardim São Carlos, Fazenda Imperial, Astro, Jardim Guadalajara, Jardim Dois Corações, Jardim Santa Cecília, Jardim Santa Esmeralda, Residencial Martinez, Caguassu, Jardim Tropical, Wanel Ville, Parque Vitória Régia, jardim Boa Esperança, Jardim Nova Esperança, Jardim Residencial Morada das Flores, Vila Barão, Conjunto Habitacional Herbert de Souza, Jardim Zulmira, Retiro São João, Jacutinga, Jardim Sol Nascente, Mato Dentro, Parque Ouro Fino, Jardim do Paço, Vila Eros, Mineirão, Júlio de Mesquita Filho, Villágio Torino, Santa Helena, Vitória Ville, Vila Haro, Jardim Los Angeles, Jardim Cruzeiro do Sul, Vila Matilde, Jardim Guaíba, Jardim Nova Horizonte, Jardim São Guilherme, Jardim América, Ipanema Ville, Jardim Paulistano, Vila Nova Sorocaba, Jardim Prestes de Barros, Jardim São Paulo, Vila Carvalho, Parada do Alto, Jardim Itapemirim, Vila Colorau, Vila Marli, Parque São Bento, Brigadeiro Tobias, Aparecidinha,

Conjunto Ana Paula Eleutério (Habiteto), Jardim Tatiana, Botucatu, Chácara Ana Maria, Jardim Pagliato, São Sebastião, Jardim Alpes de Sorocaba, Vila João Romão, Vila Sabiá, Villa Amato, Jardim Tulipas, Piazza Di Roma, Jardim Ipanema, Jardim Marco Antônio, Jardim Maria Eugênia, Vila Espirito Santo, Caputera, Campininha, Jardim Hungarês, Parque Esmeralda, Vila Tupã, Vila Assis, Jardim Planalto, Jardim Nogueira, Vila dos Dálmatas, Jardim Saira, Jardim São Marcos, Iporanga 2, Lopes de Oliveira, Inhayba, Jardim Guadalupe, Monte Alpino, Jardim Santa Marta, Jardim São Marcos 2, Chácara Três Marias, Vila União, Parque Santa Isabel, Jardim Paulista 2, dentre outros.

Fotos: Michelle Alves e Carlos Sales/Secom

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *