Prefeitura realiza sorteio para preencher 39 vagas de taxistas em Sorocaba – Agência de Notícias

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, realizou, nesta segunda-feira (13), sorteio para preenchimento de 39 vagas de taxistas para atuar em Sorocaba. A ação ocorreu no auditório do Instituto Humberto de Campos, na Zona Oeste. Ao todo, o órgão recebeu 411 inscrições.

O Edital de Chamamento para o sorteio foi publicado na edição do dia 1 de setembro, no jornal “Município de Sorocaba”. Do total de novas autorizações concedidas pela Urbes, quatro são destinadas a condutores que possuem veículos adaptados ao atendimento de pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, quatro para veículos com tecnologia híbrida e 31 para veículos comuns.

“Estamos atualizando a oferta de alvarás para taxistas à população, pois o último chamamento na cidade ocorreu em dezembro de 2014. O objetivo é proporcionar alternativas de mobilidade para que cada munícipe escolha a opção que melhor atender e interessar”, destacou o prefeito Rodrigo Manga, que marcou presença no sorteio, acompanhado do diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto; do presidente do Sindicato de Taxistas de Sorocaba, Antônio Rodrigues; do ouvidor-geral do Município,  Evandro Bueno, e do presidente do Instituto Humberto de Campos, Paulo Baccelli.

Naquela ocasião, eram 282 vagas de taxistas, que passaram para 333. Atualmente, são 294 autorizados a atuar em Sorocaba, operando em 68 pontos devidamente sinalizados, em locais de grande fluxo de passageiros. A partir deste novo chamamento, o número voltará a 333 veículos aptos a atuar no segmento.

A previsão da Urbes é que a homologação desse sorteio e a divulgação do resultado final ocorra no próximo dia 26 de novembro. Isso porque há prazo para interposição de recurso, de 14 a 22 de novembro, e depois para apresentação dos documentos obrigatórios para habilitação da função, bem como para os demais procedimentos previstos em Edital. “Terá, ainda, a habilitação dos sorteados, novo prazo de recurso, convocação final, entrega dos documentos do veículo e, por fim, a homologação”, explicou o responsável da Urbes.

O serviço de táxi em Sorocaba é regulamentado pelo Decreto Municipal nº 21.522/2014, que estabelece, inclusive, regras de transferência da autorização para atuar como taxista a outro interessado. Um dos diferenciais que a categoria de taxista possui é a isenção de tributos, o que reduz os valores para a compra do veículo, incluindo a isenção de IPVA. Ou seja, são condições que favorecem a atividade econômica.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (15) 3519-3100 (ramais 3271/3267/3266), (15) 3519-3112, (15) 3519-3115 e (15) 3519-3171 ou pelo e-mail: transportecomercial@urbes.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *