IFSP fortalece parceria com Fapesp em encontro estratégico – IFSP

IFSP apresenta propostas para fortalecer laços e impulsionar pesquisa

Uma comitiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) participou de uma reunião estratégica com dois representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp): o presidente Marco Antonio Zago e o diretor científico Márcio de Castro Silva Filho. O encontro teve como objetivo estreitar laços e discutir sugestões para editais e fomentos, a fim de superar os desafios enfrentados pelos pesquisadores do IFSP na aprovação de projetos.

As demandas apresentadas incluíram uma nova edição da Pesquisa Projeto Inicial (PI) sem exigência de tempo máximo na instituição, modificações nas exigências para indicação dos bolsistas de Iniciação Científica, a criação de um programa de Iniciação Tecnológica, no qual seja valorizada a produção técnica e tecnológica; um programa de bolsas voltadas a estudantes ingressantes por ações afirmativas e a criação de editais conjuntos. 

A Fapesp demonstrou receptividade às sugestões, mantendo o canal aberto para futuros pleitos dos pesquisadores do IFSP. A aproximação é crucial diante da expansão das atividades do Instituto, contribuindo para o avanço científico em São Paulo e a formação de recursos humanos. O presidente da Fapesp elogiou o IFSP como uma instituição de grande relevância, destacando seu sucesso nos pilares de Ensino, Pesquisa/Inovação e Extensão, e ainda ressaltou o potencial notável para o desenvolvimento de projetos em diversos programas e chamadas da agência. Entre eles estão o Programa Fapesp para Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe), os Centros de Pesquisa em Engenharia/Centros de Pesquisa Aplicada (CPE/CPA), os Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCD), além de iniciativas em Divulgação Científica e Iniciação Científica.

O reconhecimento da Fapesp reforça o comprometimento do IFSP com a excelência acadêmica e científica, destacando sua capacidade de contribuir significativamente para o avanço da pesquisa e inovação no cenário estadual e nacional. 

A comitiva contou com a presença do reitor, Silmário Santos, do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Adalton M. Ozaki, do Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Rafael Alves Scarazzati, do Diretor da Agência de Inovação, Eder Sacconi, do Assessor de Relações Institucionais, Newton Lima Neto, representando a Pró-Reitoria de Ensino, o diretor do Centro de Referência EAD, Gabriel Henrique Burnatelli de Antonio. Também estiveram presentes o diretor de Pesquisa, Thiago P. Donadon Homem, a diretora Adjunta de Fomento, Luciana C. Maia Santos, e o diretor de Ambientes de Inovação, Breno T. dos Santos.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *