Programa Agente Cidadão é ponte para o primeiro emprego

Henrique Macedo


Fundhas

Uma pesquisa feita com egressos do programa Agente Cidadão, da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), apontou índice positivo no quesito empregabilidade.

Cerca de 53% dos jovens que passaram pelo programa estão empregados. Desses, 24% estão trabalhando em área correlata à aprendizagem teórica e prática do Agente Cidadão.

Em outro item da pesquisa, 95% dos entrevistados responderam que o programa Agente Cidadão contribuiu para a vida pessoal e profissional deles.

Capacitação

Implantado em julho de 2022, o programa Agente Cidadão já beneficiou mais de 200 adolescentes e jovens.

Durante seis meses, eles realizam atividades práticas de apoio às áreas de recursos humanos, finanças, compras, comunicação e campanhas públicas nos órgãos da administração municipal quatro dias da semana por quatro horas.

Uma vez por semana, é oferecida qualificação profissional através de cursos do Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza).

Emprego

João Pedro, de 19 anos, participou do programa no início de 2023 e foi contratado como estagiário na Johnson Controls. Para ele, o Agente Cidadão abriu portas.

“Passar pelo programa foi uma abertura de um novo caminho e de novas responsabilidades. Foi muito legal aprender e fazer parte de um dos processos da Secretaria de Manutenção da Cidade. Hoje faço estágio na Johnson Controls – Hitachi, e, desde o programa Agente Cidadão, as responsabilidades aumentaram. Só houve crescimento profissional e sou muito grato por isso.”

Para Yasmim dos Santos, de 19 anos, passar pelo Agente Cidadão foi um diferencial. “A Fundhas sempre me deu boas oportunidades. O pessoal da Prefeitura teve paciência para ensinar, foram muito legais, gostei muito de ter ficado lá”, disse a jovem de 18 anos que trabalha no açougue de um mercado.

O programa Agente Cidadão vai abrir inscrições em janeiro de 2024.


MAIS NOTÍCIAS

Fundhas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *