Hospital Geral de Nova Iguaçu promove ação de conscientização sobre a saúde masculina

Hospital Geral de Nova Iguaçu promove ação de conscientização sobre a saúde masculina




O Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) realizou, nesta sexta-feira (17), uma roda de conversa com pacientes e funcionários do Centro de Imagem. Médicos e enfermeiros que atuam no setor reforçaram as orientações sobre a importância do diagnóstico precoce para tratamento do câncer de próstata, tema central da campanha Novembro Azul. No local também foi realizada aferição da pressão arterial, glicose, que serviu como incentivo para os cuidados com a saúde masculina.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Por este motivo é necessário, não só falar sobre a doença, como também sobre as questões relacionadas à saúde masculina. Como forma de encorajar e incentivar esse público a se cuidar, o Centro de Imagem do HGNI foi decorado na cor azul, em alusão a campanha, com frases motivacionais nas paredes.

“O HGNI tem um papel importante de orientação e cuidado para os pacientes e funcionários. O câncer de próstata é uma doença que chama a atenção, mas, por meio de exames, é possível fazer um diagnóstico precoce que dará uma grande possibilidade de cura. Esse evento também serve de alerta para os homens cuidarem da saúde”, destaca o diretor-geral do HGNI, Ulisses Melo.

O rastreio do câncer de próstata se inicia a partir dos 50 anos de idade. Homens que tiveram casos da doença na família devem começar seu acompanhamento médico aos 45. Exames como o de toque retal, associado ao PSA, feito com coleta de sangue, ajudam a identificar precocemente o problema. Outros exames de imagem, como as ultrassonografias da próstata, complementam essa investigação e oferecem maior recurso ao médico para iniciar o tratamento.

“Temos percebido uma adesão maior dos homens aos exames, o que é importante para acompanhamento e melhor prognóstico do câncer de próstata. Infelizmente ainda há grande parcela da população masculina que ainda não se cuida e essas campanhas vêm para alertar que é preciso manter a saúde em dia”, explica Robson Martins, médico ultrassonografista do HGNI.

Além de reforçar as informações sobre o câncer de próstata, outra motivação à equipe do Centro de Imagem do HGNI para fazer o evento foi a de reforçar os cuidados com a saúde, como explica a enfermeira Aline Teixeira, que é coordenadora do setor.

“Pensamos em fazer um evento para falar sobre todos os aspectos da saúde masculina. Falar da mente, exercício físico e bem-estar do homem. Procuramos deixar um ambiente receptivo para falar sobre esses temas, que são importantes no dia-a-dia”, conclui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *