Nova Iguaçu amplia o horário de funcionamento das policlínicas

Nova Iguaçu amplia o horário de funcionamento das policlínicas




Programa Saúde na Hora irá atender a população das 8h às 22h

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu (SEMUS) deu início, nesta semana, a implementação do Programa Saúde na Hora, do Governo Federal, que amplia o acesso aos serviços de Atenção Primária à Saúde, atendendo a população, de segunda a sexta-feira, entre  8h e 22h. A ação começou pela Policlínica de Santa Rita, e a expectativa é levar, em breve, o serviço para outras oito unidades da cidade.

O objetivo do programa é oferecer aos moradores a possibilidade de serem atendidos pelos serviços de saúde durante o horário ampliado, já que muitos acabam não conseguindo comparecer nos horários de funcionamento das clínicas da família ou unidades básicas de saúde. No período noturno, os moradores irão encontrar consultas médicas, odontológicas, além de procedimentos de enfermagem.

“O programa foi implantado para que a população cuide de sua saúde no horário que tenha disponibilidade, seja pela manhã, tarde ou noite. Nosso objetivo é expandir essa estratégia para todas as regiões de Nova Iguaçu para ampliar os serviços de cuidados da atenção primária em saúde” destaca o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti.

As policlínicas são unidades com maior capacidade de oferecer serviços em saúde e fazem parte do grupo de Unidades de Saúde da Família (USF). Nestas unidades, uma equipe ficará responsável pelos serviços das 8h às 17h. Após este horário, uma nova equipe irá atuar, até as 22h, pelo Programa Saúde na Hora, sem a necessidade de agendamento de consultas.

Moradora do bairro Santa Rita e uma das primeiras pessoas atendidas com a ampliação do funcionamento da policlínica da região, Vera Lúcia Mendes, de 60 anos, elogiou a iniciativa.
“Acho excelente. Tem muita gente que precisa ir ao médico no horário da noite porque trabalha, porque passa mal e precisa de uma emergência. É muito bom ter esse tipo de serviço aqui no bairro. Os moradores agradecem”, disse.

As unidades de Saúde da Família têm como princípio a promoção, a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação, atuando de uma forma humanizada para o acolhimento de crianças, adolescentes, adultos e idosos. São oferecidas consultas médicas, vacinas, tratamento odontológico, acompanhamento de gestantes e bebês e serviços de enfermagem.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *