Exposição “Alma Ancestral Feminina” pode ser vista em Nova Iguaçu até o dia 12 de janeiro

Exposição “Alma Ancestral Feminina” pode ser vista em Nova Iguaçu até o dia 12 de janeiro




Inspirada no corpo, nos sentimentos e nas várias representações de mulheres negras, que cristalizaram práticas e tradições da ancestralidade, a exposição “Alma Ancestral Feminina” pode ser vista na galeria das Artes da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG). A exposição da artista Elenira Silva, uma das celebrações pelo mês da Consciência Negra, acontece de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 16h30, até o dia 12 de janeiro.

 

“Essa é a sexta exposição do ano realizada em nossa galeria. Recebemos muitos estudantes aqui e, no próximo ano, queremos levar elas às escolas.  Vamos ter o segundo Festival de Artes em 2024 e teremos ainda mais cultura. Estamos prestigiando os artistas da nossa região”, enfatizou o presidente da FENIG, Miguel Ribeiro.

 

Aos 71 anos, a artista plástica Elenira Silva, moradora de Nova Iguaçu, encanta com sua arte que tem como um dos principais focos o universo da ancestralidade. Professora de Língua Portuguesa e Literatura e especializada em Educação Ambiental, História da África e do Negro no Brasil e em Figurino e Carnaval, Elenira define sua arte como um estilo voltado ao expressionismo figurativo, e também com tendência ao cubismo.

 

“Sempre gostei de pintar e mostrar minha arte. Tive uma mãe com muita força interna, e quis mostrar um trabalho voltado para essa característica. Esses 12 quadros aqui são como filhos. Não há preferências, mas me identifico com a tela “Maternidade”, que mostra uma mulher trabalhadora, negra, que cuida dos filhos sozinha”, disse Elenira.

 

O servidor público estadual Rodrigo Sena, de 31 anos, disse que os moradores de Nova Iguaçu devem valorizar o artista local e aproveitar as exposições culturais.

 

“Estava passando por aqui e vim para conhecer a exposição. A cultura é fundamental. Aqui mostra a força de vontade da mulher negra. Todos os quadros possuem uma representatividade muito grande, são impactantes. O trabalho artístico do iguaçuano é importante”, contou.

 

Criada em 2019, a Galeria de Artes Fenig, da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e através da Prefeitura de Nova Iguaçu, recebe artistas visuais dos mais diferentes estilos, prestigiando a produção local e a divulgação dos trabalhos de veteranos e jovens talentos das artes.

 

A galeria de Artes da FENIG fica na rua Governador Portela, 812, 2º andar – Centro de Nova Iguaçu. A entrada é gratuita.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *