Esculturas artísticas e evento em Madureira, promovidos pela Secretaria de Cultura, celebram os bate-bolas – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

As típicas fantasias inspiradas na palhaçaria vão ganhar destaque no Parque Madureira – Raissa Segantini/SMC

Em comemoração ao Dia dos Clóvis (bate-bolas) e Originalidades do Carnaval (27/11), a Secretaria Municipal de Cultura, por meio do programa Zonas de Cultura, promove intervenção artística em Madureira para homenagear o Patrimônio Cultural Carioca de Natureza Imaterial. O evento está marcado para sábado (25/11) e é gratuito e livre para todos os públicos.

As típicas fantasias inspiradas na palhaçaria vão ganhar destaque no Parque Madureira. Serão instaladas duas máscaras de bate-bolas em tamanho gigante para celebrar os personagens do carnaval suburbano. O cenógrafo e figurinista Uirá Clemente é responsável por ambas. Além disso, às 15h, também no sábado, na Arena Fernando Torres (Rua Bernardino de Andrade 200), será hasteada uma bandeira em homenagem a cultura de clóvis, confeccionada pelo artista de carnaval e bateboleiro Marcelo Índio.

Junto a programação não poderia faltar uma saída fora de época com mais de 100 bate-bolas, reunindo diversas turmas e gerações desta tradição. Às 17h, eles saem do portão 4 do parque, onde fica a Arena Fernando Torres – equipamento da Secretaria Municipal de Cultura –, seguidos por banda de carnaval fazendo um som ao vivo para quem acompanha a folia.

Programação de sábado:

– Às 15h, na Arena Fernando Torres: hasteamento da Bandeira
– Às 17h, no Portão 4 do Parque Madureira: saída fora de época dos bate-bolas

Grátis. Livre.

Categoria:

  • 21 de novembro de 2023
  • Marcações: comemoração Cultura Dia dos Clóvis Esculturas Parque Madureira

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *