Ciência no Parque une conhecimento e diversão no Vicentina




Secretaria de Governança

O conhecimento é irresistível e pode ser sempre divertido. Essa é uma das propostas do Ciência no Parque, projeto do Parque Vicentina Aranha que aproxima crianças, jovens e adultos do universo científico.

Neste mês, o Ciência no Parque completa 10 anos. Idealizado pelos professores Roberto Stempniak e Darwin Bassi, do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), o projeto promove, mensalmente, exposições interativas e oficinas que apresentam de forma lúdica e divertida fenômenos de mecânica, óptica, energia, ondas, entre outros.

Com a participação de especialistas convidados e de voluntários, as atividades estimulam a curiosidade dos participantes e contribuem para o despertar do interesse de futuros cientistas.

Ciência no Parque – Nossos 10 anos

Para celebrar uma década dedicada ao ensino da ciência de forma criativa e acessível a todos os públicos, especialmente o infantojuvenil, o Parque Vicentina Aranha preparou uma programação especial.

Nesta quinta-feira (23), às 18h30, especialistas do projeto Céu Profundo convidam astrônomos amadores e o público em geral para o Observatório Astronômico: uma jornada pelos mistérios do universo. Munidos de telescópios, os participantes poderão explorar o céu em meio a natureza do Vicentina.

Na sexta-feira (24), às 19 horas, Davi Calazans, criador de conteúdo no “Ponto em Comum”, maior canal de divulgação científica do Nordeste, participa de uma roda de conversa, por meio de transmissão virtual, ao vivo, exibida no telão do Cinema ao Ar Livre. Formado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará, Davi compartilhará seus conhecimentos e histórias que inspiram, provocam e ensinam.

No sábado (25), das 14h às 17h, o projeto Céu Profundo conduz uma oficina de Carta Celeste, que ensina a identificação de constelações, a leitura e interpretação de cartas celestes, a localização e identificação de planetas, galáxias, aglomerados estelares e nebulosas, além da compreensão dos movimentos dos astros e a familiarização com o manuseio de telescópios.

No domingo (26), às 10h, acontece a roda de conversa “Dez Anos de Ciência no Parque Vicentina Aranha”, com a presença do coordenador do projeto, professor Roberto Stempniak, e convidados. Entre eles, Alexandre Wunche (INPE), José Silvério Edmundo Germano (ITA), Leila Ribeiro (projeto STEM2D), Wanderclait Melo (projeto Céu Profundo), Valéria Israel (AFAC) e membros do Ciência no Parque.

No mesmo dia, das 10h às 12h, a equipe do projeto Mulheres em STEM2D comanda uma oficina de maquetes de papel doadas pela AEB (Agência Espacial Brasileira). Os participantes poderão montar satélites, sondas e foguetes, uma forma de estimular o interesse das crianças pela ciência, pela tecnologia e pelo setor espacial. Neste dia, acontecerá o bate-papo “Nossos 10 anos”, com a equipe do Ciência no Parque e convidados.

A programação ainda inclui uma exposição científica no Pavilhão São José, com demonstrações de experimentos interativos conduzidos pela equipe do Ciência no Parque. Sexta (24), das 14h às 17h, e sábado (25), das 10h às 12h.

Todas as atividades são gratuitas. Para quem quiser colaborar com as crianças assistidas pelas entidades beneficiadas pelo Fundo Social de Solidariedade, o ingresso solidário é um brinquedo novo ou em bom estado, em prol da campanha Natal Solidário. As doações podem ser entregues no ponto de coleta localizado na Portaria Principal do Parque Vicentina Aranha, diariamente, das 6h às 21h.

Informações sobre a programação do Parque Vicentina Aranha podem ser consultadas no site www.pqvicentinaaranha.org.br e nas redes sociais @parquevicentina.

Programação

• 23/11 | Quinta-feira
Observatório Astronômico: uma jornada pelos mistérios do universo
Horário: 18h30 às 20h30
Local: Gramado do Cinema ao Ar Livre
Em caso de mau tempo, a atividade será cancelada

• 24/11 | Sexta-feira
Exposições e experimentos
Horário: 14h às 17h
Local: Pavilhão São José

Roda de conversa com Davi Calazans (participação virtual, ao vivo)
Horário: 19h às 20h30
Local: Cinema ao Ar Livre
Transmissão pelo canal no YouTube do Parque Vicentina Aranha

• 25/11 | Sábado
Exposições e experimentos
Horário: 10h às 12h
Local: Pavilhão São José

Oficina de Carta Celeste
Horário: 14h às 17h
Local: Pavilhão São José

• 26/11 | Domingo
Roda de Conversa: Dez Anos de Ciência no Parque Vicentina Aranha
Equipe Ciência no Parque e convidados
Horário: 10h
Local: Hall Vermelho do Pavilhão São José

Oficina mão na massa: construção de Maquetes de Papel
Horário: 10h às 12h
Local: Quiosque São José

Serviço

Ciência no Parque – Nossos 10 anos
Parque Vicentina Aranha
Data: 23, 24, 25 e 26 de novembro de 2023
Endereço: Rua Prudente M. Moraes, 302, Vila Adyana, São José dos Campos/SP
Site: www.pqvicentinaaranha.org.br
Programação gratuita
Ingresso solidário: um brinquedo novo ou em bom estado


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Governança

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *