Planetário do Rio convida para embarque na ‘Jornada da Inclusão’ – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Planetário do Rio vai promover evento para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência – Prefeitura do Rio

O Planetário do Rio de Janeiro abre suas portas, na próxima terça-feira (5/12), para a “Jornada da Inclusão – Mais Inclusão e Menos Capacitismo”. Dois dias após o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, serão oferecidos serviços de acolhimento, emprego e assistência jurídica, além de palestras, oficinas, espetáculo teatral e show na nave da ciência e diversão, na Gávea. Tudo gratuito. As inscrições para a participação no evento podem ser feitas no Instagram do Trabalha Rio (@trabalha.rio), da Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência (@smpdrio) e do Planetário (@planetariodorio).

A “viagem” à inclusão, uma parceria entre as secretarias municipais de Trabalho e Renda e de Pessoas com Deficiência e a Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro,  começa às 9h. E, às 10h30, o público será convidado a embarcar em uma visita guiada pelo Museu do Universo. Na programação também estão incluídos sorteios, oficinas de pintura e libras, além de palestras, como a de “Emprego Apoiado – Política de Equidade para a Inclusão Laboral da Pessoa com Deficiência”, com Flávia Cortinovis, da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. Às 15h, J. J. Down, cover do cantor Michael Jackson, sobe ao palco para mostrar sua performance inspirada no Rei do Pop.

– Nós oferecemos toda semana, por meio do Trabalha Rio, vagas de emprego voltadas para pessoas com deficiência em nossas empresas parceiras. E também cursos de qualificação no Rio+Cursos. A inclusão sempre pautou nossas ações na secretaria – afirmou o secretário municipal de Trabalho e Renda, Everton Gomes.

De acordo com a secretária municipal de Pessoa com Deficiência do Rio, Helena Werneck, a Prefeitura vem trabalhando para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, firmando inclusive parcerias com diversas instituições.

– Atuamos em várias frentes nos sete Centros Municipais de Referência da Pessoa com Deficiência e nas cinco moradias assistidas, por meio do desenvolvimento de políticas públicas como Emprego Apoiado, Linguagem Simples e Eu me Protejo, de proteção contra violência infantil – assinalou a secretária.

O presidente da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, Renan Uccelli, afirma que a instituição vem investindo, cada vez mais, na democratização da ciência, da educação e da diversão.

– O Planetário sempre abriu suas portas para a inclusão. E é muito importante promovermos esse encontro para discutir formas de ampliarmos as ações para as pessoas com deficiência -defendeu.

O Sine e a Defensora Pública também estarão a postos no encontro. E, no segundo andar do Museu do Universo, haverá uma feirinha artesanal para o público. O Planetário fica na Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100, na Gávea.

Categoria:

  • 1 de dezembro de 2023
  • Marcações: capacitismo Gávea inclusão PCD Planetário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *