Prefeitura do Rio inaugura a Praça da Justiça no Centro da cidade – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Foram plantadas 20 árvores na Praça da Justiça, que ganhou uma ciclofaixa e novos mobiliários – Beth Santos/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio entregou, nesta sexta-feira (8/12), as obras de revitalização da Avenida Erasmo Braga, no Centro da cidade. Entre os serviços realizados, a via ganhou a Praça da Justiça. O nome remete aos edifícios no seu entorno: os imponentes prédios do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, da Escola de Magistratura e da Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro, além da histórica Rádio Roquette Pinto. Realizadas pela Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura, as obras custaram R$ 3,2 milhões e fazem parte do programa Reviver Centro, plano de recuperação urbanística, cultural, social e econômica da região central.

– Abrimos uma ciclofaixa na Avenida Erasmo Braga, isso vai aumentar o tráfego de bicicletas por aqui. Importante também destacar que estamos no primeiro Distrito de Baixa Emissão de Carbono do Brasil. Todos os esforços da Prefeitura hoje se encontram no sentido de tornar o Centro da cidade mais sustentável. A partir do momento em que transformamos um logradouro público, que antes era basicamente um estacionamento, num ambiente de contemplação e convívio, estamos desestimulamos a utilização de veículos por aqui e passamos a devolver esse espaço para os pedestres, que vão poder apreciar a beleza que é o Centro da cidade do Rio de Janeiro – destacou o subprefeito do Centro, Alberto Szafran.

Ciclovia, bicicletário, novo piso e mais acessibilidade

O projeto de urbanização e mobilidade da Avenida Erasmo Braga incluiu nivelamento da rua com as calçadas por meio de pavimentação com piso intertravado e em granito. O local ganhou uma ciclovia, bicicletário com vaga para 18 bicicletas, rampa de acessibilidade, instalação de novos mobiliários urbanos e de postes de iluminação e refletores. A praça também recebeu o plantio de 20 árvores e arbustos. As baias para embarque/desembarque e carga/descarga de táxis, caminhões, carros e motos receberam pintura de sinalização horizontal e execução de piso de orientação e alerta. A área contemplada foi de mais de cinco mil metros quadrados.

– Estamos com a missão de dar vida ao Centro da cidade. Essa região era um grande depósito de carros, que ficavam estacionados de forma completamente desordenada. Hoje tem uma ciclovia, num espaço de 5,2 mil metros quadrados, com mobiliário urbano e um jardim onde foram plantadas 20 árvores – afirmou o presidente da Rio-Urbe, Armando Queiroga.

Com as mudanças, a Prefeitura do Rio, além de garantir um novo espaço de convivência numa das regiões mais movimentadas da cidade, ajuda a promover o transporte de baixa emissão de carbono, como prevê o Decreto 51.047 de 29 de junho de 2022, que dispõe sobre a regulamentação do Distrito de Baixa Emissão de Carbono no Centro e a gestão para a implementação de ações para a redução de emissões de gases de efeito estufa.

– Essa praça é do povo, que merece uma justiça séria, digna e eficiente. Por isso, ela se chama Praça da Justiça. Uma missão que todos nós temos que ter é a sustentabilidade. Quando a Prefeitura entrega à população uma praça como essa, ela está também no caminho da sustentabilidade, abrindo um espaço público de lazer – disse o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Cardoso.

O Distrito de Baixa Emissão de Carbono fica numa área de 2,3 Km², localizada entre a Avenida Beira Mar e a Avenida Marechal Floriano, e entre o Campo de Santana e a Orla Conde. A implantação do Distrito de Baixa Emissão no Centro será feita em fases até 2030.

O procurador-geral do município, Daniel Bucar, também participou da cerimônia de inauguração da Praça da Justiça.

 

A Praça da Justiça fica ao lado do prédio do Tribunal de Justiça – Beth Santos/Prefeitura do Rio

Categoria:

  • 8 de dezembro de 2023
  • Marcações: Avenida Erasmo Braga carbono zero centro Ciclovia Lazer Praça da Justiça Prefeitura do Rio Reviver Centro

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *