Grande Festa de Natal reúne aproximadamente 50 mil pessoas no Paço Municipal – Noticias

Fotos: Michelle Alves – Secom

Por: Évelyn Azevedo

O dia de muitos sorocabanos foi de alegria, festividade e repleto de espírito natalino. Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Secretaria de Governo (Segov) e Secretaria de Comunicação (Secom), a programação do “Natal Iluminado 2023” deste sábado (9) aconteceu no Paço Municipal, reunindo aproximadamente 50 mil pessoas, que se encantaram com as atrações gratuitas e o acendimento da iluminação temática na sede da Prefeitura Municipal e no parque do Paço.

Voltada especialmente ao público infantil, a programação tem como objetivo reunir os munícipes, além de visitantes, para celebrar a magia do Natal, oferecendo uma série de atividades a crianças, jovens e adultos, como inúmeros brinquedos infláveis, distribuição de sorvete, refrigerante, algodão-doce e muito mais.

O ponto alto da tarde foi a chegada do Papai Noel (vários deles), que estava acompanhado do prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, e da primeira-dama e presidente do FSS, Sirlange Frate Maganhato, enquanto distribuía doces para as crianças. “A população merece aproveitar as festas natalinas com muita alegria, pois se trata de um momento muito especial do ano. Hoje, festejamos também a união das famílias e é com muito orgulho que toda a Administração Pública trabalha para proporcionar uma ótima experiência para toda a cidade”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade também destacou a importância de valorizar o sentimento de empatia nesta época de festividades. “Tudo isso é possível, graças ao auxílio tão importante da população, de parceiros e da equipe do FSS, na arrecadação dos doces e de outros presentes que estão sendo distribuídos. São momentos, como esses, que nos incentivam, cada dia mais, a trabalhar em prol daqueles que contam com o apoio e o amparo do Município”, ressaltou.

Ao todo, 15 mil bolas foram distribuídas às famílias pelo FSS, complementando o dia especial proporcionado aos sorocabanos. Após a entrega dos presentes, a decoração temática, com luzes natalinas, Árvore de Natal e enfeites no Paço Municipal, foi oficialmente acessa e inaugurada pelo prefeito, com o auxílio de crianças presentes durante a cerimônia.

O público pôde assistir, ainda, ao show “Mundo Ideal”, na presença de diversos personagens, além de espetáculos do Circo Douver Circus, viabilizado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), do Governo do Estado, que continuará com apresentações gratuitas no Paço, de 10 a 17 de dezembro e de 21 a 23 de dezembro, de segunda a sexta-feira, às 20h, e aos sábados e domingos, às 18h e às 20h. A cada dia, será exibida uma comédia diferente, com atrações, como mágico, malabarista, equilibrista, entre outras, além da presença do Palhaço Peteleco, vencedor do quadro “Circo do Faustão”, e de shows com personagens, como Masha e o Urso, Mickey e Minnie. Os 500 ingressos sociais, por apresentação, serão distribuídos nos dias dos espetáculos, das 9h às 18h. As pessoas que forem conferir o circo ainda poderão ajudar, levando um quilo de alimento não perecível para a campanha “A Fome não é Fake!”, do FSS. Todas essas doações serão destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social no município.

Entre os munícipes presentes na Grande Festa de Natal, estava Maria Helena Carriel, acompanhada da sobrinha, Samara, de 11 anos, que aguardava ansiosamente pela abertura do evento e pelas apresentações. “Ela adora acompanhar os eventos realizados pela Prefeitura e estava animada para ver a chegada do prefeito, acompanhado do Papai Noel”, disse Maria Helena.

Recém-chegada do Estado de Pernambuco, Ana Paula Ferreira reside em Sorocaba há oito meses e, após acompanhar a abertura do “Natal Iluminado 2023”, realizado na última quarta-feira (6), no Centro da cidade, veio até o Paço Municipal, com a bebê Zoe, para conferir as novas atrações festivas. “Estamos encantados com a cidade. Fiquei impressionada com a última festa e voltei para aproveitar mais um momento especial que a Prefeitura oferece”, declarou Ana.

Estiveram presentes, ao lado do prefeito Rodrigo Manga e da primeira-dama e presidente do FSS, Sirlange Frate Maganhato; os secretários de Governo (Segov) Samyra Toledo; de Comunicação (Secom), Fernanda Burattini; de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Paulo Henrique Marcelo; do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), Neto Malavazzi; de Segurança Urbana (Sesu), Alexandre Caixeiro; de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), Vitor Hugo Tavares; da Educação (Sedu), Clayton Lustosa; da Cidadania (Secid), Ana Cláudia Fauaz; da Fazenda (Sefaz), Marcelo Regalado; de Recursos Humanos (RH), Cleber Fernandes; de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), Luiz Henrique Galvão; de Cultura (Secult), Luiz Antonio Zamuner; de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan), Glauco Fogaça; mais o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow; o diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sergio Barreto; a superintendente do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI), Jéssica Pedrosa; o controlador-geral do Município, Carlos Alberto de Lima Rocco Junior; o ouvidor-geral, Evandro Bueno; o corregedor-geral, Otávio Martinez Isaquiel Ferreira; o auditor-geral, Leonardo Nascimento; o superintendente da Sedetur, Fernando Marques; os vereadores Fausto Peres e Dylan Dantas e, representando os deputados estaduais, Danilo Balas e Vitão do Cachorrão, os assessores parlamentares, Tiago Feliz e Fábio Antunes, respectivamente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *