8ª Mostra de Vídeos Ambientais premia alunos

Lucas Brito


Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Colaboração do estagiário Tiago de Paula

Em clima de emoção e alegria, a Prefeitura de São José dos Campos promoveu, nesta segunda-feira (11), a 8ª Mostra de Vídeos Ambientais. O evento aconteceu no auditório Marco Antônio Raupp, no PIT (Parque de Inovação Tecnológica).

Foram apresentados os trabalhos inscritos pelas 18 escolas municipais que participam do Programa Revitalização de Nascentes. Ao todo, mais de 700 pessoas participaram do evento, entre alunos, professores, colaboradores e parceiros do projeto.

Durante o evento, representantes da Gerdau, Pilkington, do Ecomuseu Campos de São José, do Instituto de Ciência e Tecnologia da Unesp e do Rotary Club do Jardim Satélite receberam certificados pela parceria com o programa.

Representantes da Pilkington exibem o certificado de reconhecimento | Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nesta edição, o tema da mostra foi “Os caminhos das águas na cidade”, que tem como intenção refletir sobre os rios e córregos no ambiente urbano e sua relação com a bacia do Rio Paraíba do Sul.

São os estudantes, em coletividade, que protagonizam todo o processo de criação dos vídeos. Os educadores agem como mediadores do processo de criação dos vídeos e auxiliam na construção da ideia elaborada a partir dos desejos da turma.

Os vídeos foram avaliados por uma comissão julgadora, composta por especialistas, professores e estudantes. Os critérios analisados foram: atendimento à temática, narrativa audiovisual harmônica e coesa, originalidade, qualidade técnica, trabalho de pesquisa, trilha sonora, protagonismo e potencial de engajamento nas redes.

Confira os vencedores e assista todos os vídeos da 8ª Mostra de Vídeos Ambientais.

Aprendizados

A turma do 4º ano B da Emefi Martha Abib Castanho foi a única turma do Ensino Fundamental I a participar da mostra. Para a professora Roseli Aparecida Silva, foi gratificante perceber o envolvimento dos alunos com o tema.

“Perceber as habilidades para criar, dirigir os vídeos, pensar os roteiros e trabalhar a importância do que é preservar o meio ambiente em crianças de 9, 10 anos é muito bacana, muito surpreendente.”

Além disso, ela ressalta a importância do trabalho de ultrapassar os limites da escola. “Trabalhar com temas que são significativos, que tem um diálogo com o cotidiano das crianças para além do muro da escola. Cuidar de uma nascente no bairro deles, que fica em frente ao campo de futebol que eles brincam. Isso faz muita diferença”, completa a professora.

Para o aluno Noé Gustavo, de 9 anos, participar da produção do vídeo foi uma experiência de muito aprendizado. “Aprendemos que é importante cuidar das nascentes! Foi bem legal participar do vídeo com os amigos!”

Já para Leona Fernandes, de 10 anos, a parte mais marcante foi quando ela conheceu uma nascente. “Eu nunca tinha visto uma nascente de perto! Gostei muito de ajudar a gravar o vídeo! Foi tudo bem legal!”

Turma da Emefi Profª Martha Abib Castanho recebeu o Troféu Trabalho de Pesquisa | Foto: PMSJC

Sobre o programa

São José dos Campos promove desde 2006 a revitalização de várias nascentes, localizadas em áreas públicas urbanas, por meio da revegetação de suas Áreas de Preservação Permanentes, possibilitando a melhoria das condições da Bacia do Rio Paraíba do Sul.

Atualmente, o programa cuida de 38 nascentes através de um trabalho de proteção e conservação em parceria com a comunidade local, outras secretarias municipais, instituições e empresas. O Programa Revitalização de Nascentes, por meio da Lei 10.108 de 2020, permitiu a formalização de parcerias com a iniciativa privada e com organizações da sociedade civil, possibilitando a manutenção e ampliação do programa.

Além da proteção dos recursos hídricos, o programa tem propiciado melhoria na paisagem e no microclima urbano, abrigo para a fauna silvestre, entre outros benefícios.

Para subsidiar este trabalho são desenvolvidas várias ações de Educação Ambiental junto às escolas próximas às nascentes, como o plantio de mudas; a coleta e análise de água para o monitoramento de sua qualidade; e a utilização da educomunicação para a produção audiovisual dos estudantes sobre todo o trabalho realizado.

Desde 2010, a Prefeitura de São José dos Campos tem propiciado cursos de formação e capacitação técnica em linguagem audiovisual aos professores e alunos multiplicadores que, juntos, passam a construir a memória do Programa por meio de imagens e sons, além de produzirem material de conscientização e divulgação junto à comunidade.

Conheça a localização das nascentes e mais informações sobre o programa.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *