Uniten celebra 25 anos com abertura de cápsula do tempo nesta quarta-feira (13) – Noticias

Fotos: Renata Giron – Secom

Por: Évelyn Azevedo

Programação, em comemoração ao Jubileu de Prata da Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten), segue nos próximos dias 14 e 15 de dezembro.

Com cerimônia repleta de homenagens, a equipe da Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten), ligada à Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert) da Prefeitura de Sorocaba, deu início às comemorações de seu Jubileu de Prata, celebrando os 25 anos de existência, na sede da instituição, na manhã desta quarta-feira (13). O encontro foi marcado pela abertura da “cápsula do tempo” enterrada em 2010 e a preparação de um novo recipiente para as futuras turmas.

A programação comemorativa segue nesta quinta-feira (14), às 19h30, com sessão solene na Câmara Municipal de Sorocaba e, ainda, na sexta-feira (15), às 18h, no Teatro Municipal “Teotônio Vilela”, com a cerimônia de formatura dos cursos, presidida pelo prefeito Rodrigo Manga e com a participação da cantora Teresa Baddini.

Durante o ato de abertura da cápsula, que incluía jornais da época, cartões de visita e outros objetos de memória, foram anunciadas três nomeações de salas em homenagem a ex-funcionários que marcaram a trajetória da Uniten, sendo eles: Maria de Lourdes Silva, professora; Ivo Antônio, zelador do prédio e Ernesto Taconi, que foi secretário municipal das Relações do Trabalho de Sorocaba.

Aproximadamente 100 mil alunos já passaram pela Uniten e, hoje, Sorocaba bate recordes no que diz respeito a desenvolvimento, capacitação e geração de empregos. Essa é uma oportunidade valiosa que temos para agradecer a todos que, com muito carinho e dedicação, colaboraram para o crescimento da nossa escola de formação. Nada seria possível sem a participação de autoridades, funcionários e professores comprometidos, que caminham, juntos, pensando no melhor para a população”, disse o atual secretário da Sert, Hudson Pessini.

Presente no encontro, o também ex-secretário municipal das Relações do Trabalho de Sorocaba na mesma época, o professor Alexandre Luiz Carli, relembrou momentos marcantes do processo de elaboração do plano para a implantação da Uniten, oficialmente inaugurada no dia 16 de dezembro de 1998. “Foram mil empecilhos e desafios, mas nós conseguimos criar a Uniten, antiga Unit. Sempre acreditei na educação, quando comecei a lecionar, via os meninos entrando com os olhos brilhando e saindo na esperança de um trabalho e uma colocação no mercado. Fico muito honrado em poder participar desse marco”, declarou.

Após os emocionantes agradecimentos, os convidados foram servidos com um delicioso café da manhã especialmente preparado pelos alunos de culinária da Uniten, sob a orientação do professor do curso, Marcos Penteado, que leciona na instituição há 21 anos. “Poder participar da evolução dos nossos alunos é a realização de um sonho. É um orgulho inexplicável fazer parte disso tudo”, ressaltou o educador.

Além de autoridades, funcionários, alunos e familiares dos homenageados, também participaram da programação, nesta quarta-feira, representando o prefeito Rodrigo Manga, o atual secretário da Educação (Sedu), Clayton Lustosa; o diretor de área da Sert, Anselmo Neto; o coordenador da Uniten, Rodrigo Cesar de Oliveira; o também ex-secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Robson Coivo; a arquiteta responsável pelo projeto do atual prédio da Uniten, Zuremar Bassio; e o assessor parlamentar do deputado federal Vitor Lippi, Luís Salmeron.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *