Prefeitura inaugura urbanização do acesso à Ladeira da Reunião, no Tanque – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, inaugurou, neste sábado (16/12), as obras de urbanização do programa Morar Carioca no acesso à comunidade da Ladeira da Reunião, no Tanque, na Zona Oeste. A ladeira, com 900 metros de extensão, foi toda concretada, com a construção de calçadas ao redor, acabando com o sofrimento dos moradores em dias de chuva. Também foram entregues a praça de esportes e uma área de convívio social, com quadra poliesportiva, alambrado, parquinho infantil e uma Academia da Terceira Idade (ATI). O local ganhou ainda tratamento paisagístico e muro grafitado por artistas da região.

– Eu vim da Fazendinha, em Araruama, e quando chovia a gente tinha que colocar um saco plástico pra não sujar o sapato, que nem acontecia com vocês antes das obras. Agora isso acabou.  É muito gratificante ver vocês falando que têm orgulho de morar aqui. E ainda não terminou, em breve vamos entregar tudo que a comunidade merece – disse o secretário de Habitação, Patrick Corrêa.

Edílson Alencar, de 61 anos, lembra da dificuldade que era enfrentar o acesso à comunidade com o esgoto escorrendo ao lado da subida. Ele, que mora na Ladeira e está trabalhando na intervenção da Prefeitura, não escondeu sua satisfação com a transformação.

– Estamos muito felizes que essa obra saiu do papel. Além de melhoria, ainda representou oportunidade de trabalho para o morador – disse o morador, de 61 anos.

A subprefeita de Jacarepaguá, Marli Peçanha, também esteve presente. Ela destacou a mudança de perfil da região com as obras na entrada da comunidade.

– Essa obra do Morar Carioca trouxe essa quadra maravilhosa onde antes era um lixão. A favela precisa ter vez e voz.

O Morro da Reunião, onde fica a Ladeira da Reunião, também está passando por obras de urbanização pelo programa Morar Carioca – drenagem, pavimentação e saneamento – com fim previsto para o ano que vem. Serão mais de 3 mil metros de rede de água, mais de 4 mil metros de rede de esgoto, 8.065m² de pavimentação de ruas, travessas e becos, além de iluminação, paisagismo e lazer em outra praça de esportes. Ao todo, são 147 mil m² de intervenções na comunidade, com investimentos de R$ 23,2 milhões.

Mais cedo, a Secretaria Municipal de Habitação inaugurou a Arena Mangueirinha, na comunidade da Lagartixa, em Costa Barros, na Zona Norte. A quadra recebeu reforma na área de esportes, implantação de arquibancada, espaço de lazer infantil, parquinho com brinquedos para crianças, Academia da Terceira Idade, área de estar, recuperação do entorno, alambrado, guarda-corpo, nivelamento do terreno e campo de grama sintética.

O programa Morar Carioca tem 11 obras em andamento, quatro licitadas, 34 previstas e sete concluídas. As obras estão em andamento no Parque Linear, em Costa Barros; no Morro da Reunião, no Tanque; Chapéu Mangueira (incluindo a Clínica da Família), no Leme; Meringuava, na Taquara; Caminho de Dentro e Largo do Correia, em Guaratiba; Parque das Mangueiras e Humberto Teixeira (Comunidade do 77), em Padre Miguel; Condomínio das Garças, em Bangu; Parque Nobre Camorim e Frei Caneca, na Zona Central. As concluídas são Caminho Feliz, Praça Jacarta e Praça Marcos Gonçalves Pinto, em Bangu; Clube Everest, em Higienópolis; Rua Alex Carrel, em Guaratiba; Avenida Marechal Rondon e Morro da Matriz, no Engenho Novo, e Rua Leopoldo, no Andaraí.

A Secretaria Municipal de Habitação também tem implantado novas e reformado antigas áreas de convívio social em toda a cidade do Rio, com revitalização, conservação e construção de praças, quadras e campos em Áreas de Especial Interesse Social (AEIS). Recentemente foram entregues a Praça Calembá, em Vargem Pequena; a Novo Lar, no Recreio, e o Campo Aracati, em Santa Cruz.

Categoria:

  • 16 de dezembro de 2023
  • Marcações: acesso Ladeira da Reunião Tanque urbanização

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *