São José gera mais de 10 mil empregos no ano

José Roberto Amaral


Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

São José dos Campos registrou em novembro o maior saldo positivo de empregos em um único mês em 2023, com 1.856 vagas criadas com carteira assinada. O recorde anterior havia sido obtido em outubro, com 1.842 vagas. 

Com os números de novembro, a cidade chegou a um saldo positivo de 10.127 empregos acumulados no ano. 

Todos os setores da economia tiveram resultado positivo. O destaque em novembro ficou  com o setor de serviços, com 1.152 vagas. No ano, o segmento foi responsável pela criação de 5.886 empregos com carteira assinada em São José. 

Logo depois, vem o setor do comércio, com saldo de 321 vagas, seguido pela construção civil, com 198 empregos formais. A indústria também obteve resultado positivo, com 180 oportunidades. O setor de agropecuária registrou saldo de 5 vagas. 

As informações são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados nesta quinta-feira (28) pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho e Previdência. 

Segundo a metodologia do órgão, o saldo de emprego é o resultado da diferença de admissões e demissões e se refere somente a vagas formais, com carteira assinada. 

Qualificação 

Para capacitação com vistas ao mercado de trabalho, a Prefeitura de São José dos Campos investe em cursos de qualificação, ampliando as chances de recolocação dos trabalhadores. 

No ano passado, foram oferecidas 30 mil vagas pelo Qualifica, com mais de 50 mil inscrições de interessados. Em 2023, a projeção é oferecer outras 30 mil oportunidades no programa. 

O aumento das vagas e a criação de novos cursos gratuitos estão previstos no Plano de Gestão 2021-2024. 


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *