RA de Sorocaba ocupa a 10ª posição de participação do PIB no Estado de São Paulo – Noticias

Por: Luís Gustavo Adabro/Secom

Segundo as informações do estudo realizado pela Fundação Seade, com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2021, a Região Administrativa (RA) de Sorocaba tem 1,6% de participação de todo o Produto interno Bruto (PIB) do Estado de São Paulo, número que a coloca na 10ª posição no interior paulista. Além disso, a RA de Sorocaba fica em 8º lugar no segmento da indústria, com 2,2% de participação no PIB, e 9ª posição no setor de serviços, com 1,9% de participação.

“As 27 cidades que compõem a Região Administrativa de Sorocaba trabalham simultaneamente para impulsionar, ainda mais, a economia, tanto no Estado, como no País. A união de todos e a parceria do Poder Público com a iniciativa privada geram impacto positivo no crescimento do PIB, com os ótimos resultados que temos visto”, destaca o prefeito Rodrigo Manga.

Conforme o estudo, a RA de Sorocaba superou, inclusive, outras regiões importantes de São Paulo e do País, como as de Ribeirão Preto (1,5%), Piracicaba (1,3%), Santo André (1,2%) e São José do Rio Preto (0,8%).

“Com trabalho árduo, mantemos a economia, tanto da cidade quanto da RA de Sorocaba sempre aquecida, resultando em excelentes índices, além de ganhar notoriedade em todo o País. Dessa forma, resgatarmos a confiança dos empresários, reavivamos o orgulho pela nossa cidade e região, apostando e investindo no seu potencial para viver com qualidade de vida”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Paulo Henrique Marcelo.

A região conta com diversos atrativos para receber novos investimentos, tanto no comércio e serviços, bem como na indústria. Sorocaba, por exemplo, possui ótima localização, próximo a alguns dos principais centros consumidores do Brasil e localizada no eixo de duas das principais rodovias do Estado de São Paulo, Castello Branco e Raposo Tavares. Além disso, para instalar suas operações no município, as empresas fazem minuciosa pesquisa de mercado e conseguem identificar o grande potencial de consumo, não apenas de Sorocaba, mas também de toda a região.

Outro motivo para novos investimentos chegarem ao nosso município é referente aos diversos programas de apoio, com uma política diferenciada de desburocratização e incentivos fiscais, bem como pela segurança jurídica e assessoria permanente que é oferecida aos investidores, passando pelo pleno andamento de suas atividades empresariais até a etapa de pós-operação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *