Parque Tecnológico de Sorocaba atraiu cerca de 58 mil visitantes em 2023 – Noticias

Foto: Divulgação

Por: Marcelo Andrade e Rose Campos

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) fechou o ano de 2023 atraindo um público de cerca de 58 mil pessoas para conhecer o complexo e participar das várias atividades oferecidas, incluindo a participação em cursos, palestras, workshops ou eventos. Foram realizados no local um total de 103 eventos.

Esses números expressivos resultam da ênfase que a Prefeitura de Sorocaba tem dado a aspectos, como inovação e tecnologia, aliados a uma visão humanizada de gestão, assim como as diversas ações e projetos que o PTS passou a realizar, aproximando um público cada vez maior.

O nosso Parque Tecnológico vem se destacando não apenas em nossa região, mas no cenário nacional, ao proporcionar oportunidades voltadas à tecnologia e inovação, demonstrando que a indústria local tem o potencial de crescer ainda mais ao aplicar conhecimentos dessa área em seus processos de produção e alcançando destaque em um ambiente de negócios extremamente competitivo”, ressalta o prefeito Rodrigo Manga.

O Parque Tecnológico recebe uma média mensal crescente de visitantes. Esse público é formado por munícipes, universitários, pesquisadores, investidores, empresários, autoridades, entre outros tantos interessados, concretizando o seu principal objetivo: contribuir para o desenvolvimento econômico e social de Sorocaba e região. Além disso, o PTS leva a população a conhecer, de perto, o setor industrial e tecnológico da cidade.

Ao longo de 2023, o PTS abordou em seus eventos uma gama variada de temas, ligados a questões como tecnologia, inovação e desenvolvimento. Entre os principais eventos realizados estão: o Fórum “Sorocaba 2050 – Construímos hoje a Sorocaba do amanhã”, que reuniu, em dois dias do mês de abril, mais de mil pessoas, incluindo a participação de especialistas em várias áreas, pesquisadores, gestores públicos, empresários, empreendedores e estudantes de toda a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), para um amplo debate sobre questões socioambientais e tecnológicas que contribuam para a implantação de políticas públicas para a construção de cidades inteligentes e preparadas para o futuro.

A Copa Paulista de Foguetes é outro exemplo. Realizada em junho, recebeu um público estimado de mais de 500 pessoas, que foram até o PTS para acompanhar a competição, da qual participaram mais de 120 equipes de diversas regiões do estado de São Paulo. A mesma quantidade de público também compareceu ao evento realizado pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) do Governo do Estado, em parceria com o FSS de Sorocaba, e que reuniu as primeiras-damas e presidentes dos Fundos Sociais das cidades da Região Metropolitana, também em junho. O objetivo desse encontro foi a troca de experiência entre as primeiras-damas, focando na relevância do papel do Fundo Social para o desenvolvimento dos municípios da região.

PEIEX, Festival de Robótica e Mutirão do Emprego

Outro evento de êxito e que atraiu cerca de 600 pessoas entre empresários, lideranças políticas e universitárias de toda a região, foi o lançamento do Núcleo Operacional do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) de Sorocaba (APL), no dia 7 de agosto. O evento contou com as presenças do vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. O PEIEX é uma iniciativa da ApexBrasil, que visa qualificar empresas não exportadoras, auxiliando-as para o ingresso em mercados internacionais, com bens ou serviços.

Nos dias 2 e 3 de setembro, o Parque Tecnológico de Sorocaba, em parceria com a Viamaker Education, realizou o Superfestival de Robótica 2023, que recebeu 2.500 estudantes de todo o País com a proposta de realizar desafios de robótica e programação, em uma competição que estimula o trabalho em equipe e a aprendizagem, com muita diversão.

A inauguração do Laboratório de Experimentações em Tecnologias 4.0, o LabX 4.0, que opera no Centro de Excelência em Tecnologia 4.0, localizado nas dependências externas do PTS, no dia 23 de outubro, recebeu um total de 320 pessoas.

O Parque Tecnológico de Sorocaba recebeu, ainda, um fluxo intenso de pessoas em todas as edições mensais do Mutirão de Empregos, realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert) no complexo. Ao longo de 10 edições realizadas, um total de mais de 32 mil pessoas estiveram presentes e em torno de 24.400 pessoas foram encaminhadas ao emprego.

Fechamos 2023 com uma intensa participação de pessoas que passaram por aqui para participar dos mais variados tipos de eventos. Isso é motivo de orgulho para nós e demonstra, cada vez mais, a importância que o Parque Tecnológico tem para o município, consolidando-se como referência em fomento da tecnologia e a favor do desenvolvimento e bem-estar da população de Sorocaba e região”, destaca o presidente do PTS, Nelson Cancellara.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *