Prefeitura de Sorocaba inaugura no Paço Municipal a 7ª unidade da nova “Casa do Cidadão Zeladoria” – Noticias

A pedido da população, Administração Municipal mantém o atendimento espontâneo presencial em todas as unidades, durante período de transição para o novo modelo. Evento serviu, ainda, para dar posse aos 30 conselheiros tutelares para atuar na gestão 2024-2028

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), inaugurou, nesta quarta-feira (10), mais uma unidade da nova “Casa do Cidadão Zeladoria” na cidade, desta vez no Paço Municipal. Esta é a sétima unidade a funcionar nesse mesmo formato. Durante o evento foi anunciado, ainda, que os atendimentos continuam de forma espontânea em todas as Casas do Cidadão, até a primeira quinzena de fevereiro, durante esse período de transição para o novo modelo, além da possibilidade de agendamento de horários. Assim como foi dada posse aos 30 conselheiros tutelares eleitos ou reeleitos para atuar na gestão 2024/2028.

As adaptações “Casa do Cidadão Zeladoria” operam no estilo “Poupatempo”, modernizando, proporcionando mais eficiência e ampliando o acesso da população aos serviços públicos e essenciais. Essa remodelação agrega os chamados serviços de “zeladoria”, sendo possível, igualmente, solicitar atendimentos, como: roçagem, troca de lâmpadas e reparos na iluminação pública, tapa-buracos, verificação ou instalação de semáforos e lombadas, entre outros. Outra novidade são os atendimentos, agora em todas as unidades da Casa do Cidadão, que passam a atender com serviços do Procon e do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

O agendamento, para quem optar por essa modalidade, pode ser feito de três formas: usando o aplicativo Casa do Cidadão (que pode ser baixado gratuitamente pelo celular); pelo site: https://casacidadao.pro-sorocaba.com; ou pessoalmente, nos totens digitais disponíveis nas novas Casas do Cidadão Zeladoria. No entanto, quem não conseguir agendar por meios próprios, a nova gestão conta com funcionários capacitados para realizar o procedimento diretamente nas unidades.

Novos conselheiros
Durante o evento, realizado no térreo do Paço Municipal, foram entregues os Termos de Posse a todos os conselheiros eleitos. “São dois eventos extremamente importantes para a cidade, pois são serviços que impactam diretamente na qualidade de vida dos munícipes. Os conselheiros tutelares, por exemplo, têm o trabalho de zelar pela segurança dos nossos bens mais preciosos, que são as nossas crianças, sendo que todos foram escolhidos pela vontade popular expressa no voto”, disse o prefeito Rodrigo Manga.

Também estiveram presentes durante o ato, o secretário interino da Sefaz, Doingles Moraes; o secretário municipal de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), Hudson Pessini; a secretária da Cidadania (Secid), Ana Cláudia Fauaz; o secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), Luiz Henrique Galvão; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; o secretário de Segurança Urbana (Sesu), Alexandre Caixeiro; o secretário de Mobilidade (Semob), Carlos Eduardo Paschoini; o diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sérgio Barreto; o coordenador especial Fernando Luís, representando a diretoria-geral do Saae/Sorocaba; o gerente regional do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebare) em Sorocaba, Alexandre Martins; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Lidiane A. Oliveira Queiroz; os vereadores Fábio Simoa, Dylan Dantas, Fausto Peres e Cristiano Passos e o padre Kojac, da paróquia de Brigadeiro Tobias.

Além disso, participaram: a supervisora da “Casa do Cidadão Zeladoria do Paço”, Luciane Correia de Freitas; a gestora de contratos Simoni Soares, e o representante da Projecto, Osmar Linares, empresa que integra o Consórcio Pro-Sorocaba, vencedor do processo licitatório e responsável pela gestão das Casas do Cidadão na cidade de Sorocaba.

Mais serviços à comunidade
Durante a entrega da “Casa do Cidadão Zeladoria Paço”, também foram oferecidos serviços e atividades gratuitos à população, tais como: feira de adoção pet, promovida pela Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema); dicas sobre prevenção à dengue e outras doenças transmissíveis, pela Zoonoses/SES; aferição de glicemia e pressão arterial; além do Posto Móvel do Procon Sorocaba, da Secretaria de Governo (Segov) e do PAT Móvel, vinculado à Secretaria de Relações de Trabalho e Qualificação Profissional (Sert).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *