Agência Minas Gerais | Ipsemg atualiza informações no Portal de Dados Abertos

Ipsemg / Divulgação


O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), em parceria com a Controladoria-Geral do Estado (CGE), disponibilizou no Portal de Dados Abertos do Estado de Minas Gerais o acesso a base de dados extraída do Sistema de Assistência Descentralizada à Saúde (SADS), contendo relação de consultas eletivas e de urgência realizadas por prestadores de serviços credenciados pelo Instituto nas diversas regiões do estado. 

Esta ação está de acordo com o previsto no Decreto nº 48.383, de 18 de março de 2022, que estabeleceu a obrigatoriedade de que os dados de compartilhamento amplo sejam catalogados no Portal de Dados Abertos em formato aberto. 

O Ipsemg tem por função institucional garantir assistência à saúde dos seus beneficiários e a gestão da previdência do servidor público estadual. Desse modo, a iniciativa de publicação destes dados demonstra o compromisso do Instituto com as ações de integridade, transparência e prevenção à corrupção, viabilizando o controle social e o fomento às atividades de pesquisas e estudos. 

“A disponibilização de dados do Ipsemg no Portal é mais uma ação que demonstra o compromisso do Instituto com a transparência, integridade e aproximação com seus beneficiários na gestão e acompanhamento de suas atividades”, explica a assessora do Gabinete da Presidência, Christiane Santos Lima. 

Clique aqui para acesso aos dados publicados pelo Ipsemg e demais órgãos e entidades do Estado de Minas Gerais.   

Dados Abertos  

Os dados abertos governamentais são públicos e disponibilizados ao cidadão em formato primário aberto – sem necessidade de uso de software proprietário – e compreensíveis logicamente, com dicionários de dados legíveis por máquina, de modo a permitir sua reutilização em aplicações desenvolvidas pela sociedade. Com as bases de dados publicadas no Portal de Dados Abertos, o acesso, interpretação e reuso das informações oficiais são facilitados e ampliados. 

Se você é um gestor estadual de dados de compartilhamento amplo – aqueles que não estão sujeitos a nenhuma restrição de acesso, mas não estão catalogados no Portal de Dados Abertos – entre em contato pelo e-mail transparencia@cge.mg.gov.br para realizar a abertura dos dados da sua unidade. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *