Agência Minas Gerais | Codemge promove esporte e desenvolvimento com patrocínio inédito à Copa Itatiaia e ao Troféu Guará

Promotora do desenvolvimento social e econômico, a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) valoriza o esporte ao patrocinar, pela primeira vez, a Copa Itatiaia e o Troféu Guará, eventos emblemáticos que ocorrem desde a década de 1960. O torneio, considerado o maior de futebol amador do Brasil, está em sua 62ª edição. A Finalíssima Codemge da Copa Itatiaia EstrelaBet será realizada neste domingo, 21/1, a partir das 16h, na Arena Independência, em Belo Horizonte. Já o Troféu Guará será entregue em fevereiro, durante cerimônia especial para homenagear os destaques individuais e coletivos do futebol mineiro.

“A Copa Itatiaia e o Troféu Guará são eventos que carregam uma tradição vasta, rica e emocionante no cenário esportivo. A proposta se alinha à do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais, valorizando e promovendo relevantes atividades esportivas, culturais, sociais, inclusivas, turísticas e econômicas, em prol dos mineiros”, destaca o presidente da Codemge, Thiago Toscano. Segundo ele, a participação também amplia a visibilidade da Empresa em uma experiência enraizada na cultura mineira e compromissada com práticas sustentáveis e comunitárias, que estimulam a saúde, o bem-estar e o poder transformador do esporte na sociedade.

O evento registra audiência expressiva e diversificada nas transmissões ao vivo, além de engajamento em redes sociais e oportunidades de negócios. Nesta edição, as atividades foram expandidas para o Vale do Aço, proporcionando aumento no número de participantes e maior abrangência na integração das comunidades.

Por sua vez, o Troféu Guará prestigia atletas e vai além do futebol amador, reconhecendo também conquistas e contribuições em contexto regional mais amplo. A premiação de talentos individuais estimula a competitividade saudável, inspira e mobiliza mais pessoas em torno do esporte, gerando um ciclo positivo de desenvolvimento de habilidades e valores como dedicação, ética, união, trabalho em equipe, superação e senso de pertencimento.

A Copa e o Troféu Guará são promovidos pela Rádio Itatiaia. Idealizada pelo jornalista Januário Carneiro na década de 1960 para incentivar o futebol amador de Belo Horizonte e Região Metropolitana, a Copa começou com 12 equipes e veio crescendo, tornando-se um fenômeno anual que mobiliza mais de 1.200 pessoas entre jogadores, comissão técnica e juízes, atraindo, em média, cerca de 5 mil torcedores por partida. Jogadores famosos como Toninho Cerezo, Paulo Isidoro, Marinho, Bruno Henrique e Breno Lopes foram revelados em edições do torneio.

A Finalíssima Codemge

Na Finalíssima Codemge da 62ª Copa Itatiaia EstrelaBet, os times Tupinense, campeão da Chave BH, e Estrela Mirim, de Mateus Leme, campeão da Chave Metropolitana, vão se enfrentar neste domingo, às 16h, na Arena Independência (Rua Pitangui, 3.230, Horto, Belo Horizonte). Em caso de empate no tempo normal, o campeão será definido nos pênaltis. Ambas as equipes buscam a segunda conquista da Copa.

Em parceria com a Federação Mineira de Futebol (FMF), a competição envolve atletas de 36 clubes da Grande BH, em 69 jogos espalhados por gramados e terrões da região, entre 10/12/2023 e 21/1/2024. Para a Finalíssima Codemge, a previsão é de 15 mil torcedores presentes.

A partida será aberta ao público, sendo que, para garantir presença, os interessados podem trocar ingressos mediante a doação de 2kg de alimentos não perecíveis, exceto sal e fubá. Os locais específicos para essa troca estão disponíveis no site da Itatiaia.

Os portões da Arena Independência serão abertos às 14h para a decisão, com a torcida do Estrela Mirim ocupando o setor Especial Ismênia (portão 2) e os torcedores do Tupinense nos setores Especial Pitangui (portão 3) e Especial Minas (portão 6).

A cobertura da final do torneio estará disponível em todos os canais da Itatiaia, incluindo rádio, plataformas digitais e YouTube, contando com narrações, comentários e reportagens. O time vencedor será premiado oficialmente na próxima edição do Troféu Guará, em fevereiro.

A Codemge

Empresa estatal integrante da Administração Pública Indireta, a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) tem o Estado como principal acionista e foi originada em 2018, após a reorganização societária da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig). Sua missão é facilitar a promoção do desenvolvimento econômico e social no território mineiro. Desse modo, a Codemge atua para impulsionar estrategicamente a economia estadual e construir um ambiente de negócios favorável e multifacetado, elevando a qualidade de vida da população.

Com uma gestão eficiente e dinâmica, a Empresa consolida seu reposicionamento estratégico, fomentando a infraestrutura econômica e social de Minas, mediante a atração de investimentos e a estruturação de projetos de concessões e parcerias público-privadas (PPPs) em áreas de relevante impacto para a sociedade mineira. Outras informações em codemge.com.br.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *