Prefeitura de Sorocaba realiza treinamento para profissionais da saúde relacionado à campanha Janeiro Roxo

Por: Secom

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), concluiu, nesta quinta-feira (25), uma série de treinamentos e ações sobre sensibilização em hanseníase, em alusão à campanha Janeiro Roxo. O treinamento foi feito pela equipe do ambulatório municipal de prevenção da Hanseníase.

Nos dias 10 e 11 ocorreram a capacitação de 64 profissionais da Atenção Básica, no Centro de Referência em Educação (CRE). No dia 13, houve panfletagens, com material informativo na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) em Sorocaba. No dia 20, a ação foi no Centro da cidade. Por fim, entre os dias 24 e 25, no auditório da Câmara Municipal aconteceu o treinamento de 84 profissionais da Atenção Básica, incluindo médicos, professores da medicina, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários, além de graduandos em medicina e residentes.

O Dia Mundial Contra a Hanseníase é celebrado em 26 de janeiro e, para conscientizar as pessoas sobre a importância do enfrentamento da doença, o mês ganhou a cor roxa. Aliás, a hanseníase tem controle e tratamento oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o Ministério da Saúde, a contaminação ocorre pelo Mycobacterium leprae e, por atingir os nervos, uma das primeiras sequelas é a perda de sensibilidade da pele. Em muitas situações também há perda ou comprometimento severo dos movimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *