Jardim Cerejeiras tem ação do castramóvel neste domingo

Cláudio Souza


Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos realiza neste domingo (18), das 8h às 18h, mais uma ação do castramóvel, unidade móvel para castrações e microchipagens de cães e gatos. Os procedimentos são gratuitos e serão feitos na Emefi (Escola Municipal de Ensino Fundamental Integral) Professora Silvana Maria Ribeiro de Almeida (rua 4 de Março, 10, no bairro Jardim das Cerejeiras, na região leste).

Os interessados podem se inscrever nesta sexta-feira (16) e neste sábado (17), das 9h às 15h, no Centro Poliesportivo do Jardim das Cerejeiras (avenida 23 de Dezembro, 400).

Na sexta, das 9h às 15h, as inscrições também podem ser realizadas no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), que fica na rua George Williams, 581, no Parque Industrial, na região sul).

Para o cadastro, é necessário ser morador de São José dos Campos, ter mais de 18 anos e apresentar cópia do RG, CPF e comprovante de endereço. O atendimento será conforme o número de senhas, que serão distribuídas até o esgotamento das mesmas.

Serão disponibilizadas 250 vagas, sendo 200 para caninos e 50 para felinos. No caso de cães acima de 20 quilos, há somente 30 inscrições para animais desse porte.

Critérios

• Os animais não podem ser usados para fins comerciais nem em competições

• Todos devem estar em boas condições de saúde: não podem estar obesos, caquéticos nem apresentar doença, desgaste físico ou anemia

• Fêmeas não devem estar no cio, prenhas ou amamentando no dia da cirurgia

Idade: cães até 20 quilos (6 meses a 8 anos) e gatos (4 meses a 8 anos)

• Cães de 20 quilos até 40 quilos (6 meses a 6 anos) serão atendidos de acordo com a quantidade de senhas para essa categoria e capacidade da equipe médica veterinária

Observações

• Poderão ser castrados até quatro animais por CPF

• Não será permitida a entrada de acompanhantes nem de pessoas com menos de 18 anos

• Tutores que não comparecerem no dia da cirurgia com os respectivos animais não poderão fazer novas inscrições por 120 dias

• Não serão castrados cães e gatos braquicefálicos (focinho achatado), felinos persas e caninos das raças pug, bulldog francês e inglês, boston terrier, boxer, shih tzu, lhasa apso, pequinês

• ONGs, protetores independentes e pontuais, previamente cadastrados, poderão inscrever quatro animais por CPF do tutor de todas as regiões (o mesmo vale para cães mantidos com supervisão da proteção animal)

Programa

A ampliação do atendimento gratuito do Meu Pet Feliz, programa permanente de castração e chipagem de animais, é mais um compromisso cumprido do Plano de Gestão 2021-2024.

Desde 2018, já foram realizadas 25.282 castrações de cães e gatos., sendo 7.739 com apoio da unidade móvel, o castramóvel. Além da cirurgia, é feita a microchipagem para identificação dos animais, minimizando abandonos, maus tratos e furtos.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *