Prefeitura de Sorocaba e Saae instalam aduelas de concreto nas travessias danificadas pelas chuvas de janeiro – Noticias

Fotos: Saae/Divulgação

Por: Eduardo Santinon

A Prefeitura de Sorocaba e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) iniciaram, neste sábado (17), uma força-tarefa para instalação de aduelas de concreto, necessárias para construção da travessia, localizada na Rua Eulália Silva, sobre o córrego Água Vermelha, no Jardim Faculdade, em substituição à antiga, que foi danificada durante as fortes chuvas de janeiro deste ano.

O serviço, que conta com um guindaste hidráulico, escavadeira hidráulica e demais equipamentos específicos, prosseguirá durante o fim de semana e, no lugar da antiga travessia, serão instaladas 30 aduelas de concreto armado, cada uma medindo 2,5 metros de largura por 2,5 metros altura e um metro de comprimento.

Os trabalhos nesta travessia estão sendo tratados como “emergenciais” pelo Saae/Sorocaba. No cronograma atual, estima-se em mais 20 dias para a conclusão dos serviços.

Obras no entorno da Capela João de Camargo
Além da travessia, a Prefeitura de Sorocaba e o Saae/Sorocaba vêm realizando, desde o fim de janeiro deste ano, as obras necessárias para reparos na infraestrutura no trecho do córrego, desde a Capela João de Camargo até a Rua Eulália Silva. Em um espaço de cerca de 250 metros de curso, estão sendo implantados muros de arrimo, com tela tipo gaiola, arame galvanizado e pedra marroada, também conhecido como “gabião”, para conter e prevenir o deslizamento do talude do córrego.

Na Capela, os muros, sendo um junto à Avenida Barão de Tatuí e o outro localizado nos fundos da capela, estão em fase de reconstrução.

Travessia no Central Parque
Além da Rua Eulália Silva, a administração municipal também está mobilizada para a substituição da travessia localizada na Rua Professora Guida Mares, no Central Parque. No último fim de semana, foram instaladas 30 aduelas de concreto armado, cada uma medindo 3 metros de largura por 3 metros altura e um metro de comprimento. Cada peça foi movimentada com o auxílio de um guindaste hidráulico, escavadeira hidráulica e demais equipamentos específicos.

Nos próximos dias, tanto no Central Parque como no Jardim Faculdade, será concluída a construção dos quatro muros de ala, dois em cada lado do sistema, além de feito todo o aterramento, guias de concreto e a pavimentação asfáltica. A previsão é que essa fase seguinte das obras seja finalizada até o fim do mês de março. Na sequência, haverá a pavimentação, intervenções de acabamento e de sinalização viária.

O Saae/Sorocaba esteve com equipe e máquinas nos dois locais, que efetivaram tanto a remoção da antiga travessia, bem como o deslocamento e assentamento das aduelas de concreto. Durante esses trabalhos, também equipes estiverem envolvidas na adequação das redes de água e esgoto, onde, ambas, tinham as tubulações que passavam sob as travessias, sendo necessário o desvio delas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *